Wednesday, June 19, 2024

Estudo sobre o papel dos produtores nacionais apresentado na Intertex

Must read

Por

Portugal Textil

Publicado em



20 de mai. de 2024

Os resultados preliminares da investigação sobre o papel dos fornecedores portugueses – incluindo RDD, Somelos, Riopele e Acatel – na inovação na sustentabilidade na ITV serão revelados na feira de vestuário e calçado em Santa Maria da Feira.

Intertex 2023

A apresentação do estudo “Sustainability-oriented innovation in the textile and clothing industry: the role of Portuguese suppliers”, que é financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, está agendada para o primeiro dia da Intertex, 21 de maio, às 17h, com a intervenção de Céline Abecassis-Moedas, coordenadora do estudo e Dean for Executive Education na Católica Lisbon School of Business and Economics, Laure Leglise, professora na Manchester Metropolitan University, e Mariana Silva, assistente de investigação na Católica Lisbon School of Business and Economics.

«Com o intuito de perceber o que compõe uma colaboração de sucesso no desenvolvimento de inovações orientadas para a sustentabilidade, a equipa de investigação tem vindo a estudar parcerias lideradas por empresas portuguesas da indústria têxtil e de vestuário. Entre os casos de estudo seguidos, destaca-se a participação da RDD Textiles, Somelos, Riopele, Acatel, entre outras», revela um comunicado da Católica Lisbon School of Business and Economics.

«Os resultados do projeto de investigação serão críticos para as decisões estratégicas dos produtores portugueses para aproveitarem a oportunidade da sustentabilidade, ao identificarem como podem ser mais proativos para responder às necessidades de sustentabilidade de marcas e retalhistas», aponta.

A equipa irá apresentar os primeiros resultados da investigação, seguindo-se um momento de debate com a audiência. O projeto de investigação deverá terminar no final de 2024, altura em que será publicado um livro editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O programa paralelo da Intertex, que se realiza de 21 a 23 de maio no Europarque, em Santa Maria da Feira, inclui também várias intervenções no Espaço Modatex, sob o programa de parceria Isto É, que juntou jovens formandos do centro de formação com empresas como a Isabela Santos Confeções, Calvelex e Hall & Companhia.

Estão ainda previstas intervenções do Fibrenamics (21 de maio, às 16h), com o tema “Da ciência às pessoas – da inovação ao impacto social), da Estratégia ModaPortugal (22 de maio, às 12h), sobre “A transição ambiental na indústria do têxtil e do vestuário – ameaças e oportunidades”, e do Grupo Valérius e CITEVE (23 de maio, às 12h), que vão abordar “A bioeconomia – definitivamente um motor de transformação”.

 

Latest article