Thursday, June 20, 2024

Apresentação Pública dos Madeira Games 2024 | Funchal Notícias | Notícias da Madeira – Informação de todos para todos! | Notícias da Madeira e do Porto Santo

Must read

 

A Apresentação Pública dos Madeira Games teve lugar hoje, dia 3 de junho, às 11 horas, na sede social do Clube Naval do Funchal, localizada na Quinta Calaça, Rua da Quinta Calaça n.º 32, na cidade do Funchal. Estiveram presentes a Dra. Cora Teixeira, da Direção Regional de Turismo; Duarte Pinto, Diretor Desportivo do Clube Naval do Funchal; e Igor Aguiar, Diretor de Prova dos Madeira Games.

O Clube Naval do Funchal e a Naval Box – Insular Crossfit viu em 2023 o seu evento de Crossfit reconhecido internacionalmente, quando foi licenciado pela CROSSFIT Inc. como um evento oficial, o primeiro de Portugal. Em 2024 e pelo 2.º ano consecutivo é um evento licenciado pela CROSSFIT Inc. e dos únicos em Portugal, um galardão que muito honra a organização.

Este galardão permitiu elevar o evento e a ilha da Madeira como prova rainha das provas em Portugal, e onde cada vez mais atletas de fora da RAM procuram marcar presença. Razão esta, que ano após ano, as inscrições esgotam.

Os Madeira Games nasceram por autoria de Igor Aguiar e da sua equipa da Naval Box –Insular Crossfit, visando criar a oportunidade de os atletas regionais poderem competir entre eles, algo que há cerca de 9 anos era apenas possível no estrangeiro ou em competições ‘online’. Com o passar dos anos, os Madeira Games foram se tornando cada vez mais conhecidos, sendo agora a prova de referência em Portugal, motivo pela qual passou a detero carimbo CROSSFIT Inc. De realçar que apenas existe mais uma prova em Portugal com esta distinção.

A organização dos Madeira Games conta em 2024 com aproximadamente 100 elementos entre a organização, “staff” e árbitros, uma mecânica já de grande impacto. Quanto a países, esta será a edição com mais representatividade (12). A Naval Box – Insular Crossfit, teve o seu início em 2013 unindo um grupo de amigos que se preocupavam com o seu Fitness hoje conta com mais de 1000 atletas/utentes.

Em 2024, os Madeira Games voltam a se apresentar no seu formato único, no país e na Europa, com 3 dias de competição. O objetivo ao longo dos anos tem sido a conjugação de 3 caraterísticas: desporto ao ar livre; simbiose entre o homem e a natureza; e a promessa de uma prova surpresa (local e tipo).Os Madeira Games têm a particularidade de proporcionar aos madeirenses e visitantes no centro da cidade do Funchal um bonito e diferente cenário desportivo, com uma dinâmica muito própria. Completo com a montagem da arena e bancadas, que proporciona um melhor conforto e enquadramento desportivo aos atletas, acompanhantes e público. Durante os três dias de prova, a organização concentra dois em pleno coração da cidade do Funchal e um dia surpresa, com o propósito de dar a conhecer a ilha aos participantes nacionais e internacionais.

Em edições anteriores, o dia surpresa teve lugar no Porto Moniz, Calheta, Machico (Ponta de São Lourenço), Porto Santo (edição de 2022) e no último ano no Caniçal.

Sendo o Crossfit conhecido por revolucionar o Mundo do Fitness, esta competição cada vez mais reúne na ilha da Madeira comitivas de diversas nacionalidades que procuram competir e conhecer um novo local aliando a vontade do Fitness à vontade de conhecer a cultura e o mundo (turismo ativo).

Pela primeira vez este ano, os Madeira Games recebem também a competição de Duplas: para além dos individuais também estarão em prova Duplas Femininas e Duplas Masculinas.

Para além disso, ocorrerá a Madeira Firefighter – Face OFF CrossFit: a preparação física ideal para bombeiros. Para os bombeiros, a condição física é mais do que uma necessidade – é uma questão devida ou morte. É por isso que muitos bombeiros estão a adotar o CrossFit como parte essencial do seu treino. Em 2024, os Madeira Games abrem portas às cooperações de Bombeiros para um FACE OFF dia 9 de junho pelas 11h30.

Latest article