Wednesday, June 19, 2024

Sistema de IA da Google já está disponível nos telemóveis em Portugal

Must read

“Com a aplicação Gemini no seu telefone, poderá escrever, falar ou adicionar uma imagem para todos os tipos de ajuda: pode tirar uma foto de um pneu furado e pedir instruções sobre como trocá-lo ou obter ajuda para escrever uma nota de agradecimento”, refere a Google, em comunicado.

De acordo com a tecnológica, este é “um primeiro passo importante na construção de um verdadeiro assistente de IA — que seja conversacional, multimodal e útil”.

Para aceder ao Gemini no Android basta descarregar a aplicação ou fazer ‘login’ [entrar com as credenciais] através do Google Assistente.

“No iOS, iremos disponibilizar o acesso ao Gemini diretamente a partir da aplicação Google nas próximas semanas”, adiantou tecnológica.

Entretanto, a tecnológica apresentou hoje uma versão atualizada do NotebookLM, agora a usar o Gemini 1.5 Pro, para mais de 200 países e territórios em todo o mundo, Portugal incluído.

Trata-se de um assistente de IA personalizado que permite interagir com os documentos carregados.

“Poderá carregar vários tipos de fontes — notas de investigação, transcrições de entrevistas, documentos corporativos — e o NotebookLM torna-se instantaneamente num especialista no material”, refere a tecnológica.

Desta forma, o NotebookLM “passa a suportar fontes como o Google Slides e URL da ‘web’, bem como o Google Doc, PDF e ficheiros de texto” e as “citações dentro do texto levam-no agora diretamente para as passagens de apoio nas suas fontes para que possa verificar facilmente a resposta da IA ou aprofundar no texto original”.

Leia Também: Google Maps não sugere a rota mais curta e há uma (boa) razão para isso

Latest article