Thursday, May 23, 2024

Pronovias reinventa-se e comemora 60 anos na Barcelona Bridal Fashion Week

Must read

Traduzido por

Helena OSORIO

Publicado em



22 de abr. de 2024

Seis décadas de experiência no design de moda nupcial de Barcelona para o mundo consolidaram o nome da Pronovias como um dos grandes carros-chefe da indústria nupcial internacionalmente. Fundada por Alberto Palatchi, a marca de Barcelona que lançou a sua primeira coleção de vestidos de noiva em 1964 entra agora numa nova era marcada por mudanças significativas em todas as suas áreas. Se no final de 2022 a empresa mudar de propriedade, passando das mãos da BC Partners para a Bain Capital e MV Credit; em maio de 2023, a Pronovias colocou um novo CEO à frente do seu negócio, Marc Calabia, que substituiu Amandine Ohayon. Esta nomeação foi acompanhada por uma mudança na direção criativa, substituindo Alessandra Rinaudo por Anna Ramírez. Coincidindo com a celebração da semana de moda nupcial na capital catalã, realizada entre 17 e 20 de abril, a etiqueta aproveitou o seu habitual desfile para apresentar as chaves da sua nova mudança de rumo.

Coleção Atelier Pronovias 2025 – Barcelona Bridal Fashion Week

“Disruptivo, artístico e inovador.” Foi assim que Marc Calabia, CEO da Pronovias, descreveu aquele que seria o seu primeiro desfile à frente da empresa poucas horas antes do show. Um discurso que não ficou apenas como uma apresentação de marketing estudada, mas refletiu-se como uma mudança substancial na proposta da empresa de noivas. Depois de anos dedicados às supermodelos, os desfiles mostram o mais puro estilo Victoria’s Secret e uma estética marcante e exuberante; a Pronovias rendeu-se à elegância minimalista. Uma aposta, sem dúvida, arriscada para uma marca com um posicionamento tão firme e reconhecível, mas ao mesmo tempo mais do que necessária e adaptada aos tempos atuais.

Uma apresentação mais discreta

Para este lançamento paralelo ao seu aniversário, a Pronovias escolheu mais uma vez um espaço fora da Fira de Barcelona, ​​​​o centro de exposições que acolhe a maior parte dos desfiles da Barcelona Bridal Fashion Week. A poucos passos deste espaço, no topo da montanha de Montjuic, o imponente Museo Nacional de Arte de Cataluña (MNAC) com vista panorâmica da cidade, foi o local escolhido para receber os participantes. Um total de 750 convidados – um número notável, mas que para a Pronovias aproximou-se de uma certa intimidade depois dos grandes desfiles dos últimos anos – tiveram a oportunidade de vivenciar o desfile ao vivo, que marca um ponto de viragem para a empresa. Entre eles, embora a Pronovias tente agora buscar uma certa discrição em contraste com os flashes de outrora, algumas celebridades destacaram-se na primeira fila do desfile, como as modelos internacionais Karolína Kurková e Nieves Álvarez, a multifacetada Olivia Palermo ou os atores Ed Westwick, Adriana Ugarte, Ana Rujas e Quim Gutiérrez, entre outros.

Coleção Atelier Pronovias 2025 – Barcelona Bridal Fashion Week

Organizado em formato oval, o desfile começou após uma projeção sobre um tecido branco como luminária central que presidiu a apresentação da coleção “Atelier Pronovias 2025”. A curta-metragem serviu para homenagear as raízes da empresa e sublinhar que a nova direção de design de produto pretende permanecer fiel ao ADN da marca histórica. O look encarregado de abrir o desfile foi uma declaração de intenções: um minivestido branco simples de corte reto e cauda de corte geométrico, combinado com meias de rede preta e sapatos de salto pequeno, como grande parte dos seus sucessivos designs.

Projetos originais e arquitetónicos

A Pronovias apresentou-se assim a um novo público, noivas jovens e contemporâneas que procuram vestidos rebeldes mas simples, sem abdicar da sua personalidade. Não houve espaço no desfile para os clássicos looks voluptuosos de princesa, os omnipresentes bordados e missangas ou cortes comuns como o da sereia. Através de um total de 38 looks, as linhas da marca criaram estruturas quase arquitetónicas, explorando novos e originais volumes em golas e ombreiras, e os tecidos acolheram vestidos leves, arejados e atemporais. Véus e caudas eram curtos; enquanto que as silhuetas ficaram sugestivas e fluidas graças aos tecidos leves e descontraídos. Por sua vez, a sensualidade foi reinterpretada em transparências inesperadas ou aberturas geométricas.

Coleção Atelier Pronovias 2025 – Barcelona Bridal Fashion Week

Com alguns toques de preto vistos em luvas até ao cotovelo e meias, alguns designs ousados ​​foram destacados como um vestido coluna leve finalizado com uma capa, que cobria os ombros da modelo e se estendia até o chão como uma cauda, ​​ou um vestido estruturado nos ombros desenhado ao estilo de um sobretudo longo com bolsos falsos e detalhes florais como botões trompe-l’oeil. Sem esquecer um conjunto de saia com soutien fino e reto, acompanhado de um tecido liso que contornava o pescoço e caía sobre os ombros, criando duas mangas compridas.

Conforme detalhado pela marca, os designs giraram em torno de “novas arquiteturas da moda, que se baseiam em estruturas e volumes inovadores inspirados no estilo mediterrâneo”. Da mesma forma, a Pronovias quis destacar que esta foi a primeira vez que apresentou “uma coleção dirigida à mulher contemporânea, que procura diferenciar-se e seguir as tendências da moda no dia do casamento, evoluindo o estilo clássico da noiva para dar lugar a uma aposta vanguardista em vestidos de jardim”.

“A nova coleção que apresentamos é a proposta mais inovadora e disruptiva que a Pronovias desenhou nos últimos anos. Consideramos importante fazê-lo neste momento porque, com esta proposta, iniciamos uma nova etapa, lançando ao mercado uma proposta de estilo e marca ligada aos códigos da moda, proporcionando uma diferenciação única que nenhuma outra marca do setor consegue fazer agora”, explica Anna Ramirez, diretora de Design da Pronovias.

Coleção Atelier Pronovias 2025 – Barcelona Bridal Fashion Week

Como toque final, o show quis homenagear a oficina onde são feitos os seus designs. Assim, a equipa da Pronovias saiu, não sem alguma timidez, para receber os aplausos de um público que claramente acolheu a proposta. Um final em que não faltou o toque épico ao ritmo de Barcelona de Freddie Mercury e Montserrat Caballé, um último aceno da Pronovias à sua identidade e lealdade à cidade onde nasceu.

Além de convencer o público e a crítica com a sua mais recente proposta, a Pronovias não saiu da festa de Barcelona de mãos vazias. Na noite de sábado, 20 de abril, durante a gala dos prémios Barcelona Bridal & Fashion Awards, a plataforma reconheceu a marca com o prémio “Barcelona Brand”. Provavelmente uma das melhores formas de comemorar um aniversário.
 

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article