Saturday, June 22, 2024

Portugal Jewels cria coleção de homenagem a Amália

Must read

Publicado em



23 de mai. de 2024

A marca de joalharia Portugal Jewels aliou-se à Fundação Amália Rodrigues para desenvolver uma coleção que tem o “objetivo de reviver no presente a memória de um ícone maior da cultura portuguesa”, prestando tributo à fadista a partir da sua “ligação com a natureza”.
 

A coleção “Amália e as Flores” inspira-se na “ligação única” da fadista com a natureza – Fotografia: Portugal Jewels

Vicente Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Fundação Amália Rodrigues, partilha em comunicado que “Amália tinha o hábito de colher flores em Monsanto enquanto passeava por Lisboa”, gestos que mostram “não apenas a sua profunda conexão com a natureza, mas também a sua personalidade irreverente”.

Um traço de personalidade que foi o ponto de partida para a coleção Amália e as Flores, que é “uma interpretação das joias que Amália escolheria usar nos dias de hoje”, explica Joana Bastos Gomes, designer e fundadora da Portugal Jewels, que define a fadista como “uma mulher única e uma referência icónica.”

As flores de cerejeira são o elemento decorativo central da coleção – Fotografia: Portugal Jewels

Com um total de 15 peças, entre colares, pulseiras, brincos, anéis e alfinetes, a coleção “transporta-nos para uma dimensão mais íntima e humana de Amália”, indica a marca, acrescentando que as joias apresentam “uma perspetiva mais singular e luminosa na sua ligação com a natureza”. Trata-se, assim, de “uma coleção que homenageia o estilo e a estética pessoal de Amália, reconhecida pela sua imagem marcante e muito cosmopolita”.

Com preços que oscilam entre 150 a 350 euros e já disponível no site da Portugal Jewels, Amália e as Flores tem como elemento decorativo central as flores de cerejeira, uma referência à data de nascimento da fadista, em julho, no tempo das cerejas. Este elemento surge embutido e gravado à mão em prata dourada, em diferentes escalas e combinado com pedras coloridas.

Algumas joias da coleção distinguem-se pela sua polivalência, podendo desdobrar-se em diferentes utilizações. É, por exemplo, o caso do alfinete Lá Vão as Flores de Amália, composto por duas flores unidas por uma corrente que pode ser retirada, ou dos brincos Florescer Amália, nos quais o tronco da cerejeira pode ou não ser combinado com a flor.

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article