Wednesday, July 17, 2024

Portugal é o sétimo país mais pacífico do mundo no Índice Global da Paz

Must read

Mundo

Desde a Segunda Guerra Mundial que não existiam tantos conflitos no mundo.

Artur Widak/Getty Images

Há 56 conflitos a acontecer por todo o mundo, o número mais alto desde a Segunda Guerra Mundial, aponta o último relatório do Instituto para Economia e Paz.

Segundo o Índice Global da Paz 2024, organizado em colaboração com as Nações Unidas, Portugal caiu uma posição e é agora o sétimo país mais pacífico do mundo.

A Islândia é considerado o país mais pacífico (posição que ocupa desde 2008), seguida pela Irlanda, Áustria, Nova Zelândia, Singapura, Suíça, Portugal, Dinamarca, Eslovénia e Malásia.

O Iémen é agora considerado o país menos pacífico do mundo, seguido pelo Sudão, Sudão do Sul, Afeganistão e Ucrânia.

Segundo o Instituto para Economia e Paz existem 56 conflitos ativos por todo o mundo com mais de 90 países envolvidos em guerras transfronteiriças que já obrigaram 110 milhões de pessoas a deixarem as suas casas.

O mundo tornou-se menos pacífico pela 12.ª vez, com a paz a deteriorar-se em mais de 90 países.

Por outro lado, 65 países estão mais pacíficos e também se registou uma queda na taxa de homicídios em 112 países, enquanto a perceção da criminalidade melhorou em 96 países.

Houve 162.000 mortes relacionadas com guerras em 2023, o segundo maior número de vítimas nos últimos 30 anos. Só na Faixa de Gaza e na Ucrânia morreram mais de 160 mil pessoas no ano passado.

Quanto aos impactos económicos da guerra, os conflitos do ano passado custaram ao mundo mais de 17 mil milhões de euros.

Com cada vez mais países a apostarem na militarização, o Instituto de Economia e Paz alerta para o aumento da probabilidade de surgirem novos conflitos.

Latest article