Thursday, May 23, 2024

Philipp Plein quer transformar Plein Sport numa marca de roupa desportiva premium acessível e focada em fitness

Must read

Traduzido por

Novello Dariella

Publicado em



19 de set. de 2023

Philipp Plein relança a marca Plein Sport, transformando-a num novo conceito premium acessível, centrado em vestuário de fitness e ténis. Trata-se de uma reformulação completa da linha de roupas desportivas do grupo suíço liderado pelo estilista alemão de mesmo nome que, além da marca de luxo Philipp Plein, também detém a marca de moda masculina premium, Billionaire. A Plein Sport foi lançada em 2016, desde então, tem sido frequentemente pausada. A marca embarcou num relançamento abrangente e agora revela o seu novo visual ao abrir as suas primeiras lojas monomarca, entre elas a sua primeira em Itália, inaugurada a 14 de setembro no centro comercial Oriocenter, a leste de Milão, em frente ao aeroporto de Milão Bergamo.

Interior da loja Plein Sport – PLEIN SPORT

A loja de 100 metros quadrados, cujo piso apresenta um efeito de mármore preto, paredes espelhadas e fileiras de montras iluminadas por néon, cada uma exibindo um modelo diferente de ténis, não passará despercebida. “É um conceito de luxo inserido num ambiente altamente comercial. Nenhuma outra marca desportiva no mercado tem a mesma abordagem de design de luxo. Em comparação com os seus vizinhos e especialmente com outros retalhistas de roupa desportiva, a loja, e a Plein Sport, destacam-se por terem uma imagem com muito mais glamour e por oferecerem uma experiência diferente”, diz Plein.
 
A loja parece maior do que realmente é, e a maior parte da área de retalho é dedicada à exposição de produtos. A Plein Sport concentra-se principalmente no calçado, que representa 70% da sua oferta com cerca de 25 modelos, a maioria unissexo. “Investimos muito em tecnologia de desenvolvimento de calçado. A ideia é focar verdadeiramente nos ténis, através de pesquisas de alto nível em tecnologia, materiais e inovação. Mais do que fazemos na moda”, acrescenta Plein.

O próprio designer empresário viajou a Itália para apresentar o seu mais recente projeto. Vestido de forma casual, Plein conversou com alguns jornalistas, usando um par de novos ténis da Plein Sport, cujo conforto e ajuste está a testar antes do lançamento, planeado para o próximo ano. “Estamos a atacar um círculo muito pequeno e bem protegido de cinco marcas desportivas e de roupas desportivas que, juntas, controlam quase 90% do mercado. É muito interessante porque a procura é extremamente elevada e é um dos raros setores onde ainda existem grandes oportunidades para desenvolver algo novo”, afirma.
 
Os concorrentes da Plein Sport são a Nike, Adidas, Puma e Skechers. “Muitas marcas de roupa desportiva estão posicionadas em segmentos de nicho, como ioga, por exemplo. Nós concentramo-nos em treinos físicos. Não estamos interessados em futebol ou basquete. Estamos convencidos de que o treino no ginásio é a atividade desportiva mais popular em todo o mundo. E nenhuma marca se dedica exclusivamente a este segmento”, conta Plein.
 
Por enquanto, o preço de entrada ronda os 200 euros, mas o objetivo é tornar-se mais agressivo e descer para os 90 euros, sendo os 600 euros o nível de preço máximo. Para se adequar a este posicionamento, a produção foi localizada na China e na Turquia, “trabalhando em modelos de alto volume e procurando os melhores fornecedores e soluções de estilo”, como disse Carmine Rotondaro, consultor de negócios do grupo, à FashionNetwork.com. “A nossa estratégia é manter, na medida do possível, três parâmetros fundamentais: 100 metros quadrados [de área de loja], com renda anual de 100 mil euros e investimento de 100 mil euros por loja”, acrescenta.

Mais uma perspetiva do interior da loja Plein Sport – Plein Sport

“Entrar no segmento premium é uma novidade para nós. Estamos ansiosos para aprender, ao mesmo tempo que aproveitamos a nossa experiência na indústria de luxo. O nosso conceito é muito inteligente. Abriremos lojas apenas dentro de shoppings, onde os arrendamentos são mais baixos do que nas ruas comerciais de luxo. O layout interior da loja é modular e a área de retalho é totalmente explorada, o que nos permite ser extremamente eficientes e implantar muito rapidamente, além de nos dar a oportunidade de abrir lojas muito rapidamente, em todo o mundo”, diz Plein.
 
Enquanto a Philipp Plein, principal marca do grupo, se diversificou em todos os tipos de categorias, a Plein Sport concentra-se exclusivamente em roupas desportivas, com uma oferta altamente específica. A gama de vestuário, cujos produtos de assinatura são os fatos de treino com preços entre 200 e 300 euros, inclui T-shirts, blusas, tops, shorts e agasalhos básicos e funcionais, todos caracterizados por designs distintivos em que o logotipo da marca desempenha um papel em grande parte. A gama será ampliada em breve ao vestuário outdoor, com casacos de penas.

A Plein Sport é uma marca focada em fitness que deseja principalmente ter um amplo apelo. Jeans, couro e pedras preciosas foram afastados da coleção, para a diferenciar da Philipp Plein. A linha também inclui acessórios como bolsas, relógios e óculos. São fabricados por três licenciados da Philipp Plein, respetivamente Laipe, Timex e De Rigo, que desenvolveram coleções ad hoc e mais acessíveis para a Plein Sport.
 
A linha opera atualmente cerca de 20 lojas, localizadas em todo o mundo, de Madrid a Kuala Lumpur, na Malásia. Incluem lojas monomarca com preço integral, tanto operadas diretamente quanto franqueadas, bem como lojas outlet. A Plein Sport também planeia expandir-se através de lojas multimarcas e quer reforçar a sua presença no retalho nos próximos três anos. A próxima loja Plein Sport de Itália será inaugurada em Roma dentro de dois meses, e outras inaugurações estão previstas. “Planeamos ter entre 300 e 400 lojas dentro de três a quatro anos. Ainda estamos a testar o conceito, tanto em termos de layout de loja como de produtos”, conclui Plein. O objetivo do grupo é expandir a sua clientela e os seus negócios.
 

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article