Saturday, June 15, 2024

Paris: um cartaz promissor para a fashion week de fevereiro, com o regresso da Vetements, Lacoste e Off-White

Must read

Traduzido por

Estela Ataíde

Publicado em



30 de jan. de 2024

A Chambre Syndicale de la Mode Féminine levanta o véu sobre a sua próxima fashion week. A semana da moda dedicada às coleções de pronto-a-vestir feminino para o outono-inverno 2024/25 irá realizar-se de 26 de fevereiro a 5 de março com 71 desfiles e 38 apresentações para um total de 109 marcas. De acordo com o calendário provisório que acaba de ser publicado, esta contará com o regresso de vários nomes de prestígio, como a Vetements e a Lacoste. Mas, também com a estreia de marcas jovens, como a japonesa CFCL e a marca Zomer Paris.
 

Após o seu último desfile em julho de 2022 durante a alta costura, a Vetements volta a desfilar em Paris em março – © ImaxTree

A CFCL (Clothing For Contemporary Life) já desfila há diversas temporadas à margem do calendário oficial. Fundada em 2020 por Yusuke Takashi, que já trabalhou na Issey Miyake, a marca, atenta aos materiais reciclados, defende uma moda que seja ao mesmo tempo confortável e de design. Esta abrirá a semana parisiense na segunda-feira, 26 de fevereiro, enquanto a Zomer a fechará na terça-feira, 5 de março. Adepta de uma moda alegre e experimental, esta marca foi criada em 2023 pelo neerlandês Danial Aitouganov, que passou nomeadamente pelos estúdios da Burberry e da Chloé, e Imruh Asha, que trabalhou para a Moschino, a Pucci e a Jacquemus antes de ser nomeado em 2021 fashion director da revista de moda Dazed.
 
No domínio dos grandes nomes, estes estarão em força em Paris, da Christian Dior e Saint Laurent, a 27 de fevereiro, até à Courrèges e à Balmain, no dia seguinte, passando por Rick Owens, Givenchy e Rabanne no dia 29, Loewe e Issey Miyake a 1 de março, Hermès no dia 2, Balenciaga e Valentino no dia 3, e Chanel, Miu Miu e Louis Vuitton a fecharem o programa a 5 de março. Sem esquecer outros designers japoneses, de Yohji Yamamoto à Comme des Garçons, Junya Watanabe, Undercover, Sacai, etc.

A par desta já densa lista, é necessário acrescentar uma série de regressos altamente esperados. A começar pela Vetements, sob a liderança de Guram Gvasalia, que desfilará na sexta-feira, 1 de março, e também a da Off-White, no dia anterior, ou da marca Lacoste, que volta ao calendário parisiense, que havia abandado há um ano após a saída da sua diretora criativa Louise Trotter, atualmente na Carven. Para a substituir, a marca nomeou Pelagia Kolotouros. Em setembro passado, a Lacoste organizou uma grande festa para assinalar o seu 90.º aniversário.
 
Duas jovens maisons francesas também estão de volta. Ester Manas, que desfilará na terça-feira, 27 de fevereiro, depois de uma pausa na temporada passada “para pensar nos próximos passos”, com o Prémio Especial Andam conquistado em 2023. E Marine Serre, que muda para o programa feminino com um desfile dedicado à mulher na segunda-feira, 4 de março, após ter apresentado uma verdadeira coleção para homem em janeiro, durante a fashion week masculina. A tudo isto soma-se ainda o desfile do IFM.

No cartaz destaca-se a ausência de três nomes. A Marni, que escolheu Paris em setembro passado como parte dos seus desfiles itinerantes e que regressa a Milão nesta temporada; Peter Do, que após um primeiro desfile parisiense deverá regressar ao calendário nova-iorquino; e a Maison Margiela, que acaba de desfilar durante a Semana da Alta Costura, em janeiro.
 
No programa de apresentações são anunciadas duas novidades, o italiano Gabriele Colangelo e a sul-africana Maxhosa Africa, aos quais se somam três regressos: a marca chinesa Chen Peng, a da designer irlandesa Róisín Pierce e a Rochas, que irá revelar a primeira coleção do seu novo diretor artístico, Alessandro Vigilante. Entre os outros destaques da semana parisiense, dois novos diretores criativos irão captar as atenções: Chemena Kamali, no dia 29 de fevereiro na Chloé, e Seán McGirr na Alexandre McQueen, no dia 2 de março.

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article