Saturday, June 15, 2024

NEWS GOV-MO: Académicos da Universidade de Coimbra, Portugal, proferiram seminário na UPM, com os temas relativos a jovens atletas

Must read

Com o objectivo de reforçar a cooperação e o intercâmbio com a Universidade de Coimbra (UC), alargar os horizontes dos docentes e alunos, bem como conhecer os últimos desenvolvimentos e conhecimentos do desporto e das ciências do desporto em Portugal, a Faculdade de Ciências de Saúde e Desporto da Universidade Politécnica de Macau (FCSD-UPM) organizou um seminário e convidou, para serem oradores, o antigo Vice-Reitor da UC, António Figueiredo, e o actual Sub-Director da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da UC, Hugo Sarmento. O seminário atraiu a participação de mais de uma centena de estudantes de pós-graduação e de licenciatura na área do desporto, formando um ambiente muito caloroso.

A apresentação de António Figueiredo, com o tema de “Questões biológicas relacionadas com a identificação de talentos e o desenvolvimento de jovens atletas”, abordou de forma aprofundada as questões de biologia relevantes durante a identificação de jovens com aptidões em desporto e o respectivo processo de formação. António Figueiredo é um académico conceituado na área das ciências do desporto da Universidade de Coimbra, dedicando-se, ao longo dos anos, à formação desportiva, à formação de jovens e ao desenvolvimento de talentos futebolísticos, sendo internacionalmente conhecido, tendo sido orador principal em várias conferências académicas importantes e publicado cem artigos em revistas de topo; orientou muitos trabalhos finais de mestrado e doutoramento e foi o Director da FCDEF-UC.

Em seguida, Hugo Sarmento fez uma apresentação sobre “A oferta formativa e os principais temas de investigação em Ciências do Desporto na Universidade de Coimbra”, introduzindo a organização curricular e os principais rumos de investigação na Educação Física da UC. Hugo Sarmento é o Sub-Director da FCDEF-UC, responsável pela orientação de investigação científica, dedicando-se aos estudos nos campos de desempenho desportivo e ciências de saúde. Recebeu vários prémios e distinções internacionais, tendo sido classificado como um dos 2% melhores cientistas do mundo na área das ciências do desporto. Presidiu e organizou várias conferências internacionais, publicou mais de 170 artigos em revistas de topo e liderou equipa de estudantes que obteve resultados frutíferos na investigação.

O conteúdo deste seminário foi variado e pragmático, tendo a sessão de perguntas e respostas decorrido num ambiente caloroso, proporcionando a docentes e alunos oportunidades preciosas de aprendizagem e intercâmbio, alargando os seus horizontes na área do desporto, tendo sido um evento muito proveitoso. Também esteve presente no seminário o pessoal da Faculdade de Ciências de Saúde e Desporto da UPM, nomeadamente, o Director Ng San Fan, a Sub-Directora, Lam Nogueira Oi Ching Bernice, e os docentes e alunos.

Latest article