Monday, May 27, 2024

Morreu o designer Manuel Alves

Must read

Publicado em



14 de mai. de 2024

O criador português Manuel Alves, de 72 anos, faleceu esta terça-feira, em Lisboa, vítima de cancro. Natural de Montalegre (Vila Real), o designer distinguiu-se no universo da moda como um dos elementos da dupla Alves/Gonçalves, que formava desde 1984 com o criador José Manuel Gonçalves.
 

Fotografia: Facebook Alves/Gonçalves Atelier

Na tarde de terça-feira, o atelier da dupla publicou uma nota de pesar onde recorda “a memória do seu espírito livre e da estética irrepreensível que o transformaram numa referência incontornável da moda em Portugal”.
 
Com a marca de moda Alves/Gonçalves, a dupla de criadores desfilava no Portugal Fashion e, com o apoio do mesmo, apresentou-se em várias semanas da moda internacionais, nomeadamente em São Paulo e Nova Iorque.

Paralelamente às coleções do seu atelier, a dupla Alves/Gonçalves destacou-se pela criação de uniformes e fardamentos, nomeadamente para a TAP e para a Vodafone, bem como figurinos para cinema, teatro e bailado. Um percurso rico que levou a que, em 2009, o Museu do Design e da Moda (MUDE) fizesse uma retrospetiva sobre o trabalho e carreira da dupla.

Entre 1991 e 2013, Manuel Alves conciliou a sua atividade criativa com o cargo de professor convidado de Design de Moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Segundo uma amiga da família, citada pela agência Lusa, o velório do designer português, que faleceu hoje ao final da manhã no Hospital da Luz, deverá ter lugar na quarta-feira, na capela das Amoreiras, em Lisboa.

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article