Saturday, June 22, 2024

Football Manager 2024: dez clubes para treinar durante a pausa de Natal | Flashscore.pt

Must read

A pausa natalícia é muitas vezes uma das raras oportunidades em que é possível sentar no sofá, estalar os dedos e treinar uma equipa durante várias horas no Football Manager 2024. Se recebeu o jogo no Natal ou tem oportunidade para fazer essa pausa e ainda não sabe quem treinar, o Flashscore apresenta-lhe 10 ideias bem diferentes entre si para que consiga escolher onde quer passar o seu tempo neste Natal.

Moreirense é a revelação da primeira voltaProfimedia

Como fizemos na edição anterior, começamos a viagem em Portugal, mais propriamente na pequena vila de Moreira de Cónegos, no concelho de Guimarães. Depois de se sagrar campeão da Liga 2, o Moreirense é a equipa revelação da primeira volta da Liga Portugal.

Rui Borges tem feito um trabalho praticamente milagroso, com um plantel curto e onde os recursos não abundam. A equipa ocupa o 6.º lugar da Liga Portugal, apenas a um ponto do Vitória SC e a quatro do SC Braga.

Há bons valores no Moreirense, como André Luis, Kodisang ou Alanzinho, mas mesmo assim a tarefa é de exigência máxima. Será que consegue imitar o feito do Moreirense da vida real?

Melhor jogador: Alanzinho (23 anos)

O médio brasileiro, contratado ao Palmeiras, é, sem margem para dúvidas, o grande talento à sua disposição assim que começa o save. Com quatro estrelas em relação ao seu plantel, tem um jogador com elevada qualidade de passe (14), visão de jogo (16) e finta (15), ideal para ocupar as posições mais adiantadas do seu meio-campo. Tem ainda uma velocidade aceitável (14 aceleração e 14 de velocidade) que lhe permite jogar mais encostado ao flanco.

Promessa: Gilberto Batista (19 anos)

A escola de formação do Moreirense não é propriamente conhecida por lançar grandes craques, até porque a concorrência no Minho é pesada, pelo que é difícil encontrar uma promessa logo na primeira época. Gonçalo Franco tem margem de crescimento, mas já conta com 22 anos, o que faz com que Gilberto, contratado ao Sporting, possa ser uma aposta interessante. Falha nos aspetos mentais, mas é forte fisicamente (15 impulsão) e tem a agressividade certa (15) para se afirmar na posição.

Gilberto Batista chegou esta temporada
Gilberto Batista chegou esta temporadaMoreirense
Restelo é um dos mais emblemáticos palcos de Portugal
Restelo é um dos mais emblemáticos palcos de PortugalProfimedia

Depois da reestruturação que levou a um longo percurso desde as distritais, o Belenenses está de volta ao segundo escalão.

Como se esperava, a equipa do Restelo está a ter dificuldades neste regresso à Liga 2 e o desafio da manutenção é exigente.

Nas suas mãos vai estar um dos emblemas mais históricos do nosso futebol, mas também adeptos exigentes que vão pedir mais do que a luta pela permanência. O desafio: conseguir a subida à Liga Portugal e, porque não, voltar a ganhar um campeonato.

Melhor jogador: Chima Akas (29 anos)

O Belenenses tem um dos plantéis menos cotados da Liga 2, com alguns jogadores sem qualquer experiência neste escalão, pelo que Chima Akas vai ser importante na primeira época. O defesa, ex-BSAD, pode atuar a central e a lateral, tem físicos interessantes (14 a velocidade, 15 a força e a impulsão), mas peca nos técnicos. No entanto, pode sempre optar por treinar lançamentos laterais, uma vez que tem 17 a lançamentos longos.

Chima Akas trocou a BSAD pelo Belenenses
Chima Akas trocou a BSAD pelo BelenensesCF Os Belenenses

Promessa: Ivan Cardoso (19 anos)

A presença de David Grilo faz com que seja difícil apostar em Ivan Cardoso logo no início, até porque o ex-FC Porto ainda está muito verde para ser titular, mas mostra já argumentos para justificar o risco. 13 a comunicação, 12 a jogo de mãos e reflexos são boas notas para um jovem guardião de apenas 19 anos, com muito potencial para crescer numa das mais históricas escolas do país, a do Belenenses.

Everton (Premier League)

Everton tem dedução pontual
Everton tem dedução pontualProfimedia

Um desafio à medida de qualquer jogador de Football Manager. Com 10 pontos negativos e a jogar na Premier League, poucos serão aqueles que não vão querer treinar o Everton.

A equipa de Liverpool prepara-se para mudar de estádio, luta pela permanência, tem quatro portugueses (João Virgínia, André Gomes, Chermiti e Beto) e é uma das que há mais tempo se aguenta na Premier League.

O objetivo passa, claro, por apagar rapidamente os 10 pontos negativos. Depois disso, assegure-se que consegue a permanência. Nota importante: para jogar com a dedução pontual, deve procurar uma base de dados com essa atualização, uma vez que o Football Manager ainda não fez o devido update.

Melhor jogador: Dominic Calvert-Lewin (26 anos)

Opções para a frente de ataque não faltam e Beto seria desde logo um bom nome para MVP da sua equipa, mas o inglês Dominic Calvert-Lewin, até pelo facto de ser britânico, é mesmo para manter. Um finalizador versátil (15 a finalização, 16 a sem bola), rápido (16 a velocidade e aceleração) e forte no jogo áereo (17 a cabeceamento).

Avançado é garantia de golos
Avançado é garantia de golosProfimedia

Promessa: Nathan Patterson (22 anos)

O lateral escocês é já um lateral muito competente e equilibrado, mas tem potencial para se tornar num dos melhores do jogo. Destaca-se pela capacidade física (15 a aceleração e velocidade, 17 a resistência) que faz com que possa atuar como defesa ou ala direito bem ofensivo. Ainda assim, não defende nada mal para um ala (13 desarme) e é capaz no cruzamento (14).

Sevilha tem o plantel mais velho da LaLiga
Sevilha tem o plantel mais velho da LaLigaProfimedia

Quase a meio da viagem, chegamos finalmente a Espanha, mais propriamente à Andaluzia, onde está um Sevilha a precisar de uma verdadeira reconstrução. O projeto em mãos pode ser perfeito para uma pausa natalícia, uma vez que vai encontrar um dos plantéis mais velhos da LaLiga (o pesadelo de qualquer jogador de FM) e uma equipa com alguns jogadores em claro sub-rendimento, com lacunas defensivas e ofensivas. 

Financeiramente, a equipa de Nervión também não está bem, mas tem o ponto positivo de jogar na Liga dos Campeões, depois de ter vencido mais uma Liga Europa.

Há alguma qualidade no Ramón Sánchez Pizjuán, mas alguns jogadores já se preparam para meter os papéis da reforma. Será capaz de injetar sangue novo nesta equipa?

Melhor jogador: Sergio Ramos (37 anos)

Se conseguir evitar que Sergio Ramos seja expulso, tem um dos melhores centrais da LaLiga à sua disposição. Apesar da idade, os atributos do histórico central espanhol são praticamente perfeitos. A velocidade já não é a melhor, mas não compromete (12), defensivamente é uma rocha (18 a cabeceamento, 16 a desarme, 16 a marcação) e é um líder por excelência (20), capaz de marcar penáltis (17)… e de ver vermelhos (18 a agressividade).

Sergio Ramos é o grande líder do plantel
Sergio Ramos é o grande líder do plantelProfimedia

Promessa: Juanlu (19 anos)

Caso queira começar a preparar o sucessor de Jesús Navas, basta promover Juanlu à primeira equipa e colocá-lo a aprender com o histórico capitão do Sevilha. Versátil, Juanlu joga nos dois flancos e percorre todo o corredor. Tem já bons atributos para a LaLiga, mas também muita margem de progressão (4.5 estrelas para o plantel do Sevilha).

Urs Fischer saiu recentemente
Urs Fischer saiu recentementeProfimedia

Esta é a época mais importante da história do Union Berlim e você pode fazer parte dela se aceitar este desafio, mas atenção: pode ser despedido bem cedo no save, como aconteceu com Urs Fischer.

A saída do treinador colocou um ponto final numa era em Berlim, mas a exigência é mais alta do que nunca, com o clube em todas as frentes, incluindo a Liga dos Campeões. O plantel pouco profundo e sem grande talento será um desafio, mas deve ser suficiente para ficar, pelo menos, a meio da tabela da Bundesliga.

Melhor jogador: Robin Gosens (29 anos)

O ala esquerdo foi uma aposta forte da formação de Berlim, depois de uma experiência pouco conseguida no Inter. Depois de ter dado água pela barba a Portugal no Euro, Gosens não teve espaço em Milão, mas encaixa na perfeição no esquema tático no Union. Forte ofensivamente, é um vaivém no lado esquerdo – 17 a índice de trabalho, 16 a agressividade e a resistência.

Gosens foi contratação sonante
Gosens foi contratação sonanteProfimedia

Promessa: Aljoscha Kemlein (18 anos)

Se vai para o Union à procura de jovens promessas, o melhor é escolher o outro clube da capital, que milita na Bundesliga 2. Ainda assim, nota para o médio Kemlein, de apenas 18 anos. Um médio defensivo capaz com bola, mas com boa margem para crescer.

Frosinone tem jovens em ascensão
Frosinone tem jovens em ascensãoProfimedia

O Frosinone não tem tido muita sorte sempre que sobe à Serie A, mas este promete ser um ano diferente. Depois de duas descidas nas últimas temporadas em que esteve no principal escalão, a aposta é a manutenção no campeonato italiano.

Para isso, o clube apostou forte nos empréstimos. Ao todo, são nove cedências à equipa que subiu da Serie B, o que por si só confere dois desafios: aproveitar os jovens talentosos contratados esta época e preparar o plantel para a época que se segue, de preferência na Serie A.

Por tempo determinado, vai ter craques como Reinier, Kaio Jorge, Matias Soulé e Barrenechea.

Melhor jogador: Reinier (21 anos)

Não contará com o craque brasileiro durante muito tempo, mas na primeira época vai ter a oportunidade de tirar o melhor do ex-Flamengo. Apesar de não ser tão bom como em antigas edições do jogo, os pés são os mesmos – 16 a técnica, 15 a passe, primeiro toque e finta.

Reinier assinou por uma época de empréstimo
Reinier assinou por uma época de empréstimoFrosinone

Promessa: Giorgi Kvernadze (20 anos)

O único emprestado com opção de compra. Caso invista 4 milhões de euros, pode contar com uma espécie de Kvaratskhelia dos pobres em Kvernadze. Georgiano, joga à esquerda, tem qualidade de finta (14) e algum potencial para crescer.

Equipa caiu para o segundo escalão
Equipa caiu para o segundo escalãoDundee United

Fundado em 1909, este histórico clube escocês teve o seu melhor período nos anos 80, quando ganhou o campeonato pela única vez, mas na época passada caiu de forma surpreendente para o segundo escalão.

Como seria de esperar, é o grande candidato à subida já esta temporada, mas os objetivos para o futuro são outros. Normalmente com uma boa formação, o Dundee deseja colocar-se entre as equipas que lutam pelo top 3 do campeonato escocês.

Conseguirá ir mais além?

Melhor jogador: Louis Moult (31 anos)

A velocidade já não é a de outros tempos, mas Moult promete ser garantia de golos no segundo escalão. O avançado passou vários anos pelo futebol inglês, brilhou no Motherwell, no primeiro escalão e assinou a custo zero pelo Dundee esta época. Um finalizador (14) que sabe jogar com o físico (13 a força).

Promessa: Chris Mochrie (20 anos)

Este jovem internacional escocês é uma das grandes promessas do Dundee United, onde foi formado, por exemplo, Ryan Gauld. Na linha do antigo jogador do Sporting, Mochrie é um médio-centro com características ofensivas, que também pode jogar nos flancos, mas que rende com bola no pé – 13 a passe e a técnica. Tem potencial para ser o melhor jogador da equipa.

Vissel Kobe é o atual campeão japonês
Vissel Kobe é o atual campeão japonêsProfimedia

A antiga equipa de Iniesta, Bojan e Vermaelen conquistou o tão agradado título já no final de 2023, o que significa que não vai começar a jogar como campeão em título.

Por isso, o primeiro objetivo é sagrar-se um dos primeiros campeões da Liga japonesa desde que entrou no jogo (o Japão é o último país adicionado ao Football Manager) e depois conquistar a Liga dos Campeões Asiática para chegar ao Mundial de Clubes.

Melhor jogador: Hotaru Yamaguchi (32 anos)

Aos 32 anos, Yamaguchi é um experiente internacional japonês, que teve uma curta passagem pelo futebol alemão, mas bem conhecido no Japão, principalmente pelo que fez no Cerezo Osaka, mas também no Vissel Kobe. Inteligente na ocupação dos espaços, é um médio defensivo cirúrgico e forte na marcação (14).

Yamaguchi joga há várias épocas no Japão
Yamaguchi joga há várias épocas no JapãoVissel Kobe

Promessa: Lincoln (22 anos)

Lincoln era uma grande promessa do Flamengo quando apareceu ainda jovem, mas ainda o é. Tem 22 anos, mudou-se do Cruzeiro para o Vissel Kobe e ainda pode atingir parte do seu potencial, apesar de ter apenas 9 de finalização. Por outro lado, é um avançado forte (16 a força e a impulsão) que pode beneficiar do jogo direto da sua equipa.

Saint-Étienne é dos clubes mais bem sucedidos de França
Saint-Étienne é dos clubes mais bem sucedidos de FrançaProfimedia

O segundo ano do Saint-Étienne no segundo escalão francês está a ser mais pacífico, mas para já não há grandes garantias de que é possível regressar à Ligue 1, até porque só os dois primeiros sobem diretamente.

Les Verts são o clube mais bem sucedido do futebol francês, apenas superados, bem recentemente, pelo Paris SG, mas estão a sentir algumas dificuldades na Ligue 2.

Apesar disso, há talento mais do que suficiente para que parta como favorito imediato à promoção. O objetivo maior passa, claro, por conquistar a 11.ª Ligue 1 da história do clube e voltar a assumir o primeiro lugar no ranking de troféus.

Melhor jogador: Romain Amalfitano (33 anos)

A carreira de Amalfitano já vai longa. Depois de duas experiências exóticas, pela Arábia Saudita e pela Austrália, o ex-Newcastle voltou a França para jogar no segundo escalão. Fisicamente já teve melhores dias, mas com a bola nos pés é o jogador com mais talento em Saint-Étienne – 16 a cruzamento, 15 a passe e a técnica.

Bouchouari já é destaque do Saint-Étienne
Bouchouari já é destaque do Saint-ÉtienneSaint-Étienne

Promessa: Benjamin Bouchouari (20 anos)

Se a qualidade de Amalfitano deve ser destacada, a capacidade de Bouchouari também merece essa nota, até porque o médio ofensivo marroquino tem tudo para ultrapassar o colega de equipa. É já um médio pronto para ser titular na Ligue 2, com boa finta (14) e potencial para ser destaque no primeiro escalão.

Chelsea (Premier League)

Chelsea tem muito dinheiro para gastar
Chelsea tem muito dinheiro para gastarProfimedia

Natal é altura de prendas e deixámos uma para o final. Se tivesse muito dinheiro para gastar, o que é que comprava? No Chelsea, vai ter a possibilidade de responder a essa pergunta.

Todd Boehly promete passar-lhe um cheque em branco para renovar o plantel e até pode fazê-lo logo no verão, basta que para isso entre no modo “Meu Mundo” e tem assim a folha em branco para contratar e para vender.

O objetivo, claro, é ganhar a Premier League, mas divirta-se e esvazie a conta do presidente norte-americano à vontade.

Melhor jogador: Moisés Caicedo (21 anos)

O equatoriano tornou-se este verão no jogador mais caro da história da Premier League e, apesar de não se estar a destacar na vida real, o Football Manager coloca-o como o melhor jogador da equipa às ordens de Pochettino. Caicedo é um médio defensivo com alto nível de desarme (18), bom no passe (15) e forte fisicamente (18 a aptidão física).

Promessa: Cole Palmer (21 anos)

Há vários talentos promissores em Stamford Bridge, mas aquele que parece mais capaz de atingir um nível alto em breve é Cole Palmer. O esquerdino contratado ao Manchester City tem já uma capacidade alta para ser titular e crescer a um nível de classe mundial. Para já, a melhor nota é 15 – aceleração e técnica.

Extremo foi contratado ao Manchester City
Extremo foi contratado ao Manchester CityProfimedia

Latest article