Monday, June 17, 2024

Estas são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal

Must read

A Microsoft ocupa o primeiro lugar do top de empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal, revela o Randstad Employer Brand Research 2024. O pódio é partilhado com a OGMA- Indústria Aeronáutica de Portugal e a Delta Cafés, na segunda e terceira posições, respetivamente.

No top 10 das empresas mais atrativas estão a Hovione, a Nestlé, a Bosch, a RTP, os  Hotéis Real, a ANA- Aeroportos de Portugal e o Banco de Portugal (BdP).

Relativamente aos setores, é a área da saúde aquela que se destaca como sendo a mais atrativa para trabalhar, seguindo-se os setores do turismo, desporto e entretenimento, aviação e indústria.

“Acreditamos que esta é uma análise muito importante, pois reflete a atratividade de uma empresa enquanto marca empregadora. Além disso, numa altura em que tanto se fala de escassez de talento, saber aquilo que é mais valorizado pelos profissionais numa decisão de emprego é determinante para conseguir construir uma estratégia de atração e retenção”, comenta Raul Neto, CEO da Randstad Portugal, citado em comunicado.

Quais são os critérios mais valorizados?

O fator salarial continua a ser o mais relevante para os profissionais, mas o grau de importância dado aos outros critérios tem vindo a crescer nos últimos 3 anos. Os 5 critérios mais importantes na escolha de um empregador são:

  1. salário e benefícios – 73%
  2. equilíbrio vida pessoal-vida profissional – 66%
  3. ambiente de trabalho – 65%
  4. progressão de carreira – 61%
  5. segurança do emprego – 59%

O estudo revela que um terço dos inquiridos continua a trabalhar (parcialmente) a partir de casa, o que “demonstra a tendência do trabalho remoto em ambiente profissional”. Dos colaboradores com formação superior, 2 em cada 5 trabalham à distância, o que contrasta com a população com menos qualificações, em que menos de um em cada dez trabalha à distância.

A importância dada à equidade tem vindo a aumentar e está neste momento no top 6 como critério mais importante na escolha de um empregador. “A verdade é que menos de metade dos trabalhadores considera que o seu empregador corresponde às suas expectativas no que diz respeito à equidade”, diz o esrudo. Os trabalhadores da Geração Z também afirmam mais frequentemente ter enfrentado tais obstáculos (em parte porque também afirmam mais frequentemente pertencer a uma minoria).

Top 20 das empresas mais atrativas para trabalhar

  1. Microsoft
  2. OGMA- indústria aeronáutica de Portugal
  3. Delta Cafés
  4. Hovione
  5. Nestlé
  6. Bosch
  7. RTP- Rádio e Televisão de Portugal
  8. Hotéis Real
  9.  ANA- Aeroportos de Portugal
  10. Banco de Portugal
  11. Siemens
  12. IKEA Portugal
  13. Caixa Geral de Depósitos
  14. Lusíadas Saúde
  15. Volkswagen Group Services
  16. TAP- Transportes Aéreos Portugueses
  17. Capgemini
  18. Fujitsu
  19. Corticeira Amorim
  20. The Navigator Company

Latest article