Sunday, May 19, 2024

CBRE fecha 2023 com dados positivos em Espanha e Portugal

Must read

Traduzido por

Estela Ataíde

Publicado em



8 de fev. de 2024

A atividade retalhista mostra-se sólida na Península Ibérica. De acordo com o último relatório Retail Index da CBRE, os centros comerciais geridos pelo grupo americano em Espanha e Portugal registaram um aumento de tráfego de 8,6% em 2023, com um total de 300,3 milhões de visitantes, em comparação com os 276 milhões do ano anterior.

Um dos centros comerciais geridos pela empresa de consultoria e serviços imobiliários – CBRE

De acordo com este relatório mensal, que analisa os dados da empresa através dos seus 50 ativos na Península Ibérica, Espanha fechou 2023 com uma ocupação das instalações de 91,4%, enquanto no caso de Portugal o valor é de 95,9%. Trata-se de um número positivo, uma vez que a elevada ocupação impulsiona o tráfego de visitantes.
 
Luís Arrais, diretor de retalho da área Property Management Iberia da CBRE afirmou: “Os dados acumulados na ocupação e ritmos de vendas para 2023 são um reflexo da tendência do consumo no Sul da Europa. A elevada ocupação dos centros comerciais que temos sob gestão dedicados à moda, lazer ou restauração favorece, entre outros aspetos, o aumento do tráfego nestes ativos.” O responsável conclui ainda que estes resultados positivos “demonstram a natureza resiliente dos centros comerciais”.

Ambos os países registaram um bom desempenho na sua atividade retalhista, com aumentos de vendas de 7,6% e uma afluência 8,1% mais elevada em Espanha, e aumentos de 10,8% e 9,9%, respetivamente, no mercado português relativamente a 2022.
 
Por atividade, a maior percentagem de ocupação total de metros quadrados em Espanha correspondeu ao setor da moda, com 31,5%, seguida do lazer e da divisão de alimentação e bebidas, com 18,6% e 10,9% de ocupação, respetivamente. Por seu lado, a percentagem de superfície em metros quadrados correspondente à divisão da moda em Portugal foi de 28,8%, enquanto o setor de venda de mobiliário e utensílios domésticos representou 17,7% da área total, seguido do lazer, com 13,9%.
 
Com sede em Dallas, a empresa de consultoria e serviços imobiliários conta com mais de 115 mil profissionais em cerca de 100 países.

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article