Thursday, June 20, 2024

Alentejo World Heritage Festival de regresso

Must read

O Festival Alentejo do Património Mundial, organizado pela Égide e Lar Doce Lar, terá lugar numa aldeia do concelho de Montemor-o-Novo no final de junho e pretende aliar o canto alentejano ao canto lírico e o fado à música cabo-verdiana. O festival, que vai na sua segunda edição, tem como principal destaque o concerto da fadista Carminho.

O festival acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. Além do concerto de Carminho no dia 28 de junho, nesse dia também terão lugar apresentações infantis. No dia 29 de junho, a atuação principal está marcada para as 21h30, com Nancy Vieira, cantora cabo-verdiana a manter-se em destaque. Além disso, um recital de piano e canto com poemas de Camões interpretado pela soprano Susana Gaspar e pelo pianista Nuno Vieira de Almeida, comemorativo dos 500 anos do poeta, está reservado para o último dia do festival.

Tendo em consideração o festival do ano passado, realizado em agosto de 2023, que “funcionou bem do ponto de vista dos espectadores e do impacto na região”, David Lopes um dos organizadores do evento disse que os promotores vão repetir o modelo, com “um pouco roupa diferente”. Como destacou, “no ano passado, a expressão musical convidada a juntar-se ao fado e ao canto alentejano foi o flamenco. Este ano serão as ‘mornas’, um tipo de música especial de Cabo Verde.

O festival, que sofreu uma alteração no mês em que se realizará, relativamente à edição anterior, também mudará a sua localização para o centro da vila, com eventos e espectáculos realizados no Largo Dr. Pascoal Coelho, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Casa do Povo de Cabrela. Outras atividades como exposições de artesanato, culinária e cultura também fazem parte da programação.

Latest article