Saturday, June 22, 2024

 3 dicas para combater os excessos da semana de Páscoa

Must read

 A Páscoa é dos momentos festivos mais propícios para cometer excessos alimentares com a gastronomia ou doçaria típica da época. Mas é possível aproveitar os bons momentos em família e sobreviver a esta data de forma saudável.

Ao longo de todo o ano, é importante apostar numa alimentação saudável, complementada com exercício físico. Nestas épocas típicas de excessos, o ideal é antecipar a situação para manter a balança equilibrada, mas também a diversão.

António Prieto, Técnico Superior de Dietética e Regional Operations Manager da cadeia de ginásios premium low cost, Fitness Hut, pertencente ao VivaGym Group, apresenta algumas dicas para manter-se saudável durante esta época festiva.

PUBLICIDADE




PUBLICIDADE


publicidade

  1. Controle a ingestão de alguns alimentos, como ovos de chocolate

Comer os ovos de chocolate e as amêndoas é uma tradição para muitos portugueses. O truque é gerir o tamanho das suas porções – tente comer pequenas quantidades. Pode ainda limitar o seu consumo apenas ao Domingo de Páscoa. Os que sobrarem ofereça à família e amigos.

  1. Coma um pouco de tudo nas doses certas

Com a técnica de porções é possível comer um pouco de tudo, não sendo preciso privar de nada. No entanto, é importante selecionar os alimentos e não exagerar nos refrigerantes e nas bebidas alcoólicas.

  • Tenha boas porções de saladas e legumes no prato
  • Evite fritos nos momentos das entradas e aperitivos e opte por snacks mais saudáveis, como por exemplo, espetadas de fruta.
  • Troque os refrigerantes por um sumo natural ou mesmo água.
  • Se beber álcool, estabeleça um limite de um a dois copos. As bebidas com um teor alcoólico mais baixo são melhores para si. Além disso, é necessário ter atenção às porções de petiscos como batatas fritas, queijos, bolachas e molhos.
  1. Seja ativo durante as férias da Páscoa

Já que a ingestão de alimentos tende a aumentar, equilibre na mesma porção com exercício para queimar algumas das calorias extra. A chave é ir devagar – go low and slow.

Aproveite para fazer atividades em família com exercícios de baixo impacto, como caminhadas. Se se sentir confortável, desafie-se e passe gradualmente a treinos mais intensos, como corrida ou passeio de bicicleta.

A regra de ouro é não aplicar uma resposta de culpa ou castigo após a Páscoa. Em vez disso, tente voltar aos padrões alimentares saudáveis que deve incluir uma variedade de alimentos dos cinco principais grupos alimentares, beber muita água todos os dias e programar a prática de exercício físico.

Related Images:




Latest article