Thursday, June 20, 2024

Viagem aos locais de filmagem da Guerra dos Tronos em Portugal

Must read

Sabias que Game of Thrones foi rodada em Portugal? Tudo aconteceu entre outubro e novembro de 2021, quando a aldeia de Monsanto no interior do território continental foi a escolhida para receber as gravações de “House of the Dragon”, a primeira prequela do universo criado por George R.R. Martin.

A escolha certamente não foi feita ao acaso, pois a zona reúne características idênticas noutros locais de filmagem da série Guerra dos Tronos, graças aos seus imponentes castelos, grutas misteriosas e rochas gigantes.

Certamente veremos na televisão todos os pontos de interesse de Monsanto assombrados por dragões – no final de contas, a trama de “House of the Dragon” segue a Guerra Civil “Dança dos Dragões” liderada pela perigosa Casa Targaryen. A HBO está de regresso aos Sete Reinos de Westeros, numa temporada que decorre 300 anos antes aos episódios da série original.

Gostarias de iniciar uma viagem pelos locais de gravação de Game of Thrones em Portugal? Revelamos alguns segredos de Monsanto, as tradições das suas gentes e apresentamos também sugestões de onde comer e onde dormir para que desfrutes da mais autêntica experiência nesta localidade.

Monsanto em Idanha-a-Nova: a aldeia mais portuguesa de Game of Thrones

Onde fica a aldeia de Monsanto em Portugal? Esta foi a principal pergunta feita pelos apreciadores de Game of Thrones, quando o município de Idanha-a-Nova comunicou o corte do trânsito e a interdição do centro histórico de Monsanto aos residentes e turistas durante quase um mês. Tudo para que as gravações da Guerra dos Tronos em Portugal decorressem sem percalços.

Na realidade, Monsanto encontra-se a nordeste das Terras de Idanha, no distrito de Castelo Branco (região Centro) e conta com uma área de 131,95 km2 e somente 829 habitantes. No século XX recebeu os dois títulos pelos quais é conhecida: em 1938 recebeu o estatuto de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal e, em 1995, foi eleita Aldeia Histórica. A inclinação das suas ruas, a presença de rochas gigantes ao longo do caminho e o cabeço onde foi erguida tornam Monsanto um destino muito nosso.

As filmagens de Game of Thrones em Monsanto terão, realmente, um significado especial. Não podemos esquecer que a origem desta aldeia está vinculada à figura histórica de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. Foi ele que designou Monsanto como foral, denominação dada a sedes de território.

Como chegar a Monsanto?

Para chegar a Monsanto é muito simples. Se vens de Lisboa ou do Porto pela A1 será necessário sair em direção à A23, com destino a Abrantes/Torres Novas. Depois será preciso sair em Alcains/Penamacor. É muito fácil seguir as indicações até Idanha-a-Nova e poderás finalmente apreciar os locais das gravações de Game of Thrones em Portugal.

São 276 quilómetros de Lisboa até Monsanto e a viagem demora, aproximadamente, três horas. Do Porto até Monsanto são 287 quilómetros e a viagem tarda um pouco mais, três horas e 15 minutos.

O que fazer em Monsanto? Sugestões de locais a visitar

Prepara a mochila e descobre os principais pontos de interesse de Monsanto. Apesar de ser um sítio relativamente pequeno, há muito para fazer em Monsanto, que te permitirá cruzar com tradições e lendas populares. Tal permite criar a atmosfera perfeita para quem gosta de desvendar segredos dos locais de filmagem da Guerra dos Tronos.

Em Monsanto existem distintos vestígios arqueológicos que remontam à ocupação romana e ainda ao ano de 1165, quando D. Afonso Henriques conquistou o local aos Mouros. É exemplo o seu castelo e a respetiva cintura de muralhas, sem esquecermos as tão dispersas capelas de Monsanto que confirmam a forte presença católica naquele local. 

Há também muitas lendas e mitos por conhecer e temos a certeza que serão razões suficientes para colocares Monsanto no teu roteiro de uma viagem pelo interior do país. Poderás, por exemplo, visitar a Aldeia mais Portuguesa de Portugal num dos feriados de 2022 e tirar o máximo proveito das tuas férias.

  • Castelo de Monsanto e Cidadela  

Comecemos pelo ponto mais elevado, o cabeço de Monsanto com 758 metros acima do nível do mar e onde podes contemplar o horizonte ou tocar o nevoeiro. Erguido nesse local, no meio de arrojadas formações graníticas, encontramos o Castelo de Monsanto, edificado pela Ordem do Templo no século XII.

Sabias que o Castelo de Monsanto foi um dos primeiros lugares fortificados de Portugal? O objetivo era proteger a aldeia dos Mouros e no topo da montanha ainda encontram-se vestígios da Cidadela.

Curiosamente, o Castelo de Monsanto limitava as fronteiras portuguesas com o Reino de Leão e com o Califado Almóada, e por isso será fácil perceber o porquê de ser agora cidade de Guerra dos Tronos. A subida até ao Castelo de Monsanto exige algum esforço físico e só pode ser feita a pé.

Monsanto é igualmente célebre pelas suas festas e tradições. Nas Festas do Castelo, que decorrem todos os anos em maio, há um desfile em redor das muralhas do Castelo de Monsanto, quando são atirados potes de barro com flores, numa referência à lenda da bezerra.

Reza a lenda que as gentes de Monsanto teriam ganho a cidade após um cerco de 7 anos, quando atiraram uma bezerra aos inimigos. Uma tradição muito particular que continua a ser preservada pelos seus habitantes nos dias de hoje.

  • Centro Histórico de Monsanto: Grutas e Igrejas

Vale a pena percorrer o centro histórico de Monsanto e descobrir a icónica gruta erguida entre penedos graníticos, ou deixar-se envolver pela ancestralidade da Laje das Treze Tigelas em Monsanto. Segundo a lenda, a laje terá sido utilizada por uma senhora da nobreza para alimentar as famílias mais pobres. Será alguém pertencente à família Targaryen? Brincadeiras à parte, provavelmente veremos cenas de “House of the Dragon” filmadas neste local.

Faz uma pausa e tira uma fotografia à gloriosa rosácea no portal da Igreja Matriz de Monsanto (Igreja de São Salvador), à Igreja da Misericórdia de imponente estilo renascentista, à Capela do Espírito Santo. Um pouco mais distante do centro de Monsanto encontras a Capela de São Pedro de Vir-a-Corça, datada do século XIII e cujos exteriores, nos tempos de D. Dinis, serviam de fórum comercial.

Não te surpreendas caso oiças música pelo centro histórico de Monsanto, afinal Idanha-a-Nova é cidade criativa da música da UNESCO. Existem vários grupos folclóricos dos quais fazem parte os residentes mais velhos de Monsanto, que adoram repercutir os sons do adufe pela aldeia. Talvez o reconhecimento dos sons da Beira Baixa no panorama musical tenha levado Zeca Afonso a comprar uma casa no local. O artista chegou mesmo a incluir a música da “Senhora do Almortão” num dos seus discos.

  • Miradouros na Aldeia de Monsanto

Além do Castelo de Monsanto, existem outros miradouros nesta aldeia histórica. Um dos pontos de maior interesse é o miradouro e parque do largo do Baluarte. Aí existem alguns canhões e outro tipo de artilharia que reavivarão a tua memória para as Guerras Peninsulares decorridas no século XIX.

Por último, podes dar um salto às ruínas da Capela de São João em Monsanto, atualmente um miradouro bastante apelativo, onde os restos das paredes garantem uma sublime panorâmica sobre a paisagem de Idanha-a-Nova. Sente os sons em teu redor, e deixa-te ser transportado para o universo medieval de Game of Thrones

  • Praia Fluvial de Penha Garcia em Monsanto

A localidade de Penha Garcia foi também utilizada durante as gravações de Game of Thrones em Monsanto, portanto, caso esteja bom tempo porque não dar um mergulho na Praia Fluvial de Penha Garcia? Também designada de Praia Fluvial do Pego, é um dos locais mais visitados no verão em Monsanto e está localizada no Parque Icnológico de Penha Garcia, que integra o geoparque mundial da UNESCO.

As águas da Praia Fluvial de Penha Garcia são límpidas e as rochas graníticas que a delimitam contam com fósseis com mais de 480 mil milhões de anos. A aura mística que envolve o local será certamente uma das razões pelas quais as suas águas são ditas como milagrosas e rejuvenescedoras.

Onde dormir na aldeia de Monsanto?

Não sabemos se o elenco de Game of Thrones ficou alojado em Monsanto, mas a verdade é que existem uma série de alojamentos incríveis na Aldeia mais Portuguesa de Portugal.

A Casa Pires Mateus em Monsanto permitirá aos seus visitantes pernoitar numa casa típica, onde existem 3 quartos duplos e 2 quartos twin, além de uma cozinha com todos os utensílios e que pode ser livremente utilizada pelos hóspedes. Já o empreendimento turístico “As Casas da Villa” preserva a tradição de Monsanto, com paredes em pedra que dão um ar acolhedor. Contam-se alguns terraços onde é possível observar um tão colorido pôr do sol.

Para quem gosta de adormecer ao som da natureza, recomendamos a Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça, bem perto da Capela de São Pedro de Vir-a-Corça, com cinco espaços distintos – uma casa principal com direito a pequeno-almoço com produtos regionais e outras pequenas e maravilhosas suites. É possível percorrer o exterior destas casas de granito, conhecer a sua horta ou mesmo passear por entre o seu olival.

Onde comer na aldeia de Monsanto?

Aproveita para saborear os pratos típicos da Aldeia Histórica de Monsanto no restaurante Helana, localizado no centro histórico da cidade. Se preferes espaços tradicionais, na Taverna Lusitana é possível deliciar-se com algumas sidras artesanais, ou com o Licor de Merda, a bebida com o nome mais surreal de Portugal.

A adega “O Cruzeiro” em Monsanto oferece o menu mais variado e completo da região. Se preferes caminhar e petiscar alguma coisa junto dos rochedos podes comprar uma sandes de queijo de ovelha da região na loja Sandes & Bocadillos em Monsanto.

Agora que tens o melhor roteiro de viagem por Monsanto, a aldeia portuguesa de Game of Thrones, porque não descobrir outros locais de filmagens desta premiada série pelo mundo? Há muito para desvendar, a começar, por exemplo, pelo nosso país vizinho.   

Outros locais de filmagem de Guerra dos Tronos pelo mundo

As filmagens de Guerra dos Tronos decorreram um pouco por todo o mundo. A série criada por David Benioff e D. B. Weiss teve 8 temporadas e foi exibida em Portugal entre 2011 e 2019. A equipa técnica teve de viajar pelo planeta para descobrir locais reais que permitissem criar a atmosfera dos Sete Reinos de Westeros. 

Alguns dos locais de filmagens de Guerra dos Tronos em Espanha podem ser visitados pelo público. São exemplos o Castelo de Almodóvar del Río em Córdoba, adaptado para criar High Garden da casa Tyrell, ou Alcázar de Sevilha na Andaluzia, para criar o reino de Dorne.

Quanto à cidade portuária de Qarth, com os seus gigantescos portões, ganhou vida na ilha de Lokrum, no sudoeste de Dubrovnik na Croácia. As cores quentes de Malta tornaram-se igualmente idílicas para as filmagens de Game of Thrones, e onde estabeleceu-se King’s Landing, a capital dos Sete Reinos.

Os Estados Unidos, a Irlanda do Norte, a Escócia, o Canadá e Islândia deram as tonalidades mais frias às temporadas de Game of Thrones. Por exemplo, entre os locais de filmagem de Guerra dos Tronos na Islândia, destaca-se o lago de Mývatn que inspirou o Norte da Muralha, onde o herói Jon Snow descobre o seu destino.

Elenco de “House of the Dragon”, a prequela de Game of Thrones

Agora que já sabes um pouco mais sobre as gravações de Game of Thrones em Portugal e pelo mundo, revelamos-te os nomes no elenco de “House of the Dragon”, a prequela desta série tão bem-sucedida.

São muitas as estrelas internacionais que participaram nas filmagens de Game of Thrones em Portugal, como Paddy Considine que dá vida a Viserys Targaryen, Emma D’Arcy, a encantadora e sombria Rhaenyra Targaryen ou Matt Smith que interpreta Daemon Targaryen. Na série estão também presentes Olivia Cooke, Tom Glynn-Carney, Rhys Ifans, entre outros.

Nenhuma das estrelas da série original – como Emilia Clarke, Lena Headey ou Kit Harrington – estiveram presente nas gravações de “House of the Dragon” em Monsanto, pois a trama decorre 300 anos antes dos tumultuosos episódios de GoT e muitas das suas personagens ainda não eram nascidas.

Algumas das cenas da prequela de Guerra dos Tronos filmadas em Monsanto contam inclusive com vários figurantes portugueses, que se candidataram para integrar a produção desta série. Baseada no livro “Fire & Blood” de George R.R. Martin, a série “House of the Dragon” tem estreia marcada na HBO Portugal – em breve HBO Max – para 2022. A primeira temporada da série de Guerra dos Tronos filmada em Monsanto contará com dez episódios.

Latest article