Wednesday, July 17, 2024

Sinta o corpo pronto para a praia — exatamente como você é

Must read

O céu azul, as praias e os biquínis estão a uma curta distância, mas o verão pode ser uma época muito assustadora para muitos de nós, e o pânico de “preparar o corpo para a praia” se aproxima.

Apesar dos grandes avanços no movimento de positividade corporal, muitos ainda sentem a pressão de alcançar padrões de beleza sociais irreais, como abdômen esculpido e pele brilhante e bronzeada, antes de ousarem curtir a praia.

As mídias sociais e os anúncios muitas vezes perpetuam esses “ideais”, o que leva muitas pessoas a recorrer a dietas extremas e regimes de condicionamento físico nesta época do ano.

Mas ninguém deveria ter que mudar seu físico para aproveitar o mar e o sol — estamos todos “prontos para o corpo na praia”, assim como nós. Às vezes, são apenas nossas mentes que não estão totalmente prontas.

Então, aqui estão cinco dicas para ajudar a todos nós a nos sentirmos fabulosos nas férias deste verão, não importa nossa forma ou tamanho

1. Concentre-se em todas as coisas maravilhosas que seu corpo pode fazer

“Concentre-se no que seu corpo pode fazer, e não na aparência”, diz Lowri Dowthwaite-Walsh, psicoterapeuta e professora sênior de intervenções psicológicas na University of Central Lancashire.

“Desenvolver força em seu corpo praticando atividades físicas e exercícios de que você gosta pode fazer com que você aprecie mais seu corpo e, por sua vez, aumente a confiança corporal”, acrescenta ela. “Exercícios com pesos, ioga, natação, corrida e dança são ótimas opções.”

A Dra. Laura Geige, médica e psicóloga, também acredita que promover um diálogo interno que enfatize a funcionalidade corporal em detrimento da estética é útil e explica: “Celebrar o que o corpo é capaz de fazer, em vez da aparência, ajuda a promover a gratidão e a resiliência contra as autopercepções negativas”.

2. Diminua o ruído

Nossos feeds do Instagram e do TikTok costumam ser inundados com modelos tamanho 6, celebridades bronzeadas e influenciadores de fitness alegres com dentes brancos brilhantes, o que pode nos fazer perder o contato com a realidade.

Afinal, a comparação rouba a alegria — e Suzy Reading, psicóloga credenciada e autora de Rest To Reset, recomenda editar o conteúdo ao qual você está exposto nas mídias sociais e ficar atenta à fachada que envolve tudo isso.

“Diminua o ruído se essa mensagem chegar até você”, diz Reading. “Organize seu feed de mídia social, cancele a inscrição em listas de e-mail e esteja atento à sua dieta audiovisual.

“Lembre-se de que as imagens que estamos consumindo provavelmente serão manipuladas e filtradas, então os ideais aos quais aspiramos raramente são humanamente possíveis — a “vida real” não é a vida real!

â

3. Abrace um pouco de terapia com água fria!

Suportar um banho frio pela manhã pode ser a chave para a confiança corporal, sugere Dowthwaite-Walsh.

“Tomar banhos frios todos os dias pode ser outra forma de aumentar a confiança em seu corpo”, diz ela. “Ao tolerar a sensação extrema de frio, o corpo aprende a controlar a resposta ao estresse e, com o tempo, pode ajudá-lo a se tornar menos reativo ao estresse, mais alerta e energizado.

“Estudos também descobriram que a terapia com água fria, como chuveiros frios, imersão em água fria e natação ao ar livre, pode reduzir os sintomas de depressão”, acrescenta Dowthwaite-Walsh.

4. Rituais de autocuidado

Roupas de banho confortáveis e uma pitada de seu perfume favorito são duas ótimas maneiras de aumentar sua confiança antes de ir para a praia. E o Dr. Geige acredita que incorporar rituais simples de autocuidado em nossas rotinas pode ajudar a nos preparar para um bom dia

.

Ela diz: “Criar confiança para uma visita à praia também pode envolver rituais preparatórios de autocuidado que enfatizam o respeito próprio, em vez da vaidade. Isso pode incluir escolher roupas de praia que enfatizem o conforto e o estilo pessoal em vez da conformidade com as tendências, participar de atividades que aumentem a positividade corporal e definam expectativas realistas

para a experiência na praia.A

Dowthwaite-Walsh também incentiva atos regulares de bondade e cuidado próprio. Por exemplo, fazendo uma massagem ou vestindo roupas que você adora.

âEsses atos regulares de gentileza são ótimas maneiras de agradecer ao corpo maravilhoso que o abriga. Ao mostrar que nos importamos, dizemos a nós mesmos que somos dignos e isso, por sua vez, pode aumentar a confiança”, diz Dowthwaite-Walsh

.

5. Práticas de atenção plena

Se você começar a se sentir ansioso na praia, técnicas de atenção plena podem ser úteis — tente se concentrar no som das ondas quebrando e na sensação de areia sob seus pés, por exemplo.

“Cultivar práticas de atenção plena pode ajudar a ancorar os pensamentos no momento presente, reduzindo a propensão a fazer comparações desfavoráveis”, explica o Dr. Geige.

Isso é algo que Reading faz regularmente, e ela recomenda respirar devagar e usar palavras de afirmação, mesmo que você as diga apenas internamente, para ajudar a acalmar o sistema nervoso.

Explicando seu processo, ela diz: “Vou inspirar pelo nariz e expirar pelos lábios franzidos para prolongar minha expiração. Vou levantar meu olhar e o canto dos meus lábios e sentir a elevação que isso cria e vou me lembrar por que estou fazendo isso, porque a vida é para

os vivos!

“Quero me sentir viva e beber o suco do verão — o calor da luz do sol em minha pele, a areia sob meus pés, a sensação fresca e fresca da água lavando essas dúvidas, esses déficits artificiais, e me darei permissão para continuar mergulhando em meus sentidos e saboreando as muitas alegrias disponíveis para mim.”

Latest article