Wednesday, June 19, 2024

Salão Imobiliário de Portugal regressa esta quinta-feira à FIL

Must read

Começa esta semana uma nova edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal, que se realiza de 2 a 5 de maio na FIL, do Parque das Nações, em Lisboa. O certame será palco de várias apresentações das empresas do setor, conferências e networking.

As conferências do SIL 2024 acontecem nos dias 2 e 3 de maio. No dia 2, o programa arranca pelas 10h30 com o “CNN Summit – Portugal Habita”, uma sessão que conta com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que fará uma apresentação sobre o tema “Uma política nacional de habitação”.  

“A reabilitação urbana” dá tema ao segundo painel da manhã, que convida Filipa Roseta, vereadora da C.M. Lisboa; Nuno Piteira Lopes, vice-presidente C.M. Cascais e Maria Begonha, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS. Segue-se a sessão “O futuro do mercado imobiliário”, uma mesa-redonda que junta António Ramalho, da Fundação AIP; Paulo Caiado, presidente APEMIP; Hugo Santos Ferreira, presidente da APPI; Pascal Gonçalves, da Libertas; e Ricardo Sousa, da Centruy 21, em torno deste tema.

“Políticas de habitação pública: o papel das autarquias” é o debate que encerra a manhã, contando com as participações de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto; Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, e Isaltino Morais, presidente CM Oeiras.

Da parte da tarde, e a partir das 15h30, a conferência Bondstone vai refletir sobre “O futuro da arquitetura – uma conversa sobre sustentabilidade e inovação”, contando com abertura a cargo de Paulo Loureiro, Managing Partner & CEO da Bondstone. Será apresentado o novo projeto da Bondstone em Vilamoura, por Albert Gil Margalef, CEO & Partner da Batlleiroig e Nerea Castell, Senior Project Director da Batlleiroig.

A mesa-redonda convida Vítor Gonçalves Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé; André Manuel Dias, PhD na Universidade de Coimbra e Head of Research and Operations da SerQ; Duarte Cardoso Ferreira, Head of Strategic Advisory da CBRE, Albert Gil Margalef, Chief Executive Officer & Partner da Batlleiroig e Frederico Pedro Nunes, Chief Operating Officer da Bondstone.

Em paralelo, e a partir das 14h, decorre a conferência Unlockit, sob o mote “O poder da transparência: dentro da mente de um empreendedor tecnológico”, uma apresentação a cargo de Tiago Dias, fundador da Unlockit.io.  Esta sessão vai debruçar-se sobre o problema da informação no mercado imobiliário, como a tecnologia Blockchain vai mudar o mercado, o poder da informação verificada, o poder dos Smart Contracts ou a “tokenização” de ativos imobiliários.

No dia 3, decorre o SIL Investment Pro. António Ramalho, vice-presidente da Fundação AIP, e Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, darão as boas-vindas à sessão “Inteligência artificial ao serviço do imobiliário”, que convida Nuno Alpendre, Partner – Business Consulting for Real Estate da Deloitte; Sérgio Ferreira, Partner, Europe West Consulting Services | Ernst & Young; Cláudio Costa, Responsável Promotores Imobiliários e Arquitetos da Schneider Electric; e João Caiado, fundador da Mirage Virtual Reality.

A segunda sessão do evento foca-se nas “Novas técnicas construtivas”, contando com intervenções de Nuno Vale, CEO da Kōzōwood Industries; António Carlos, CEO do Grupo Casais; José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, e Margarida Correia Pires, Head of Business Development – New Downstream da EDP.

Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN, fará a sessão de encerramento do SIL Investment Pro. Durante o SIL, serão também apresentados os vencedores da 15ª edição dos Prémios SIL do Imobiliário.

APPII vai ter a maior participação de sempre no salão

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) volta a estar presente no Salão Imobiliário de Portugal (SIL). Apresenta-se com o formato Cidade APPII, que conta este ano com 27 expositores.

ANFAJE organiza sessão sobre conforto e eficiência energética na Tektónica

A par da dinamização desta mesa-redonda, a ANFAJE vai também apresentar o novo Guia Exclusivo dos Fabricantes de Janelas Eficientes a 3 de maio. Em simultâneo com o SIL, de 2 a 5 de maio, estará também patente na FIL, no Parque das Nações, a Tektónica 2024, na qual a ANFAJE vai participar, dinamizando várias iniciativas.

Latest article