Wednesday, July 17, 2024

Qual é a maior praia de Portugal?

Must read

De acordo com a Executive Digest, há uma escolha variada de praias disponíveis em Portugal (mesmo que o clima deste fim de semana não seja convidativo…), há uma em particular que se estende por 45 quilômetros, o que a torna não apenas a maior do país, mas também a maior da Europa e a terceira do mundo.

Entre o Oceano Atlântico e a planície alentejana, da ponta da Península de Tróia à praia de Melides, a costa do município de Grândola aparece como a maior extensão de praia do país e a terceira do mundo, de acordo com a publicação ‘Portugal de Norte a Sul’.

Esta mancha contínua de areia é a maior extensão de areia de praia da Europa, que ao longo do tempo foi dividida por praias de Tróia a Sines: praias de Melides, Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântica, Bico das Lulas, Tróia -Galé e Tróia-Mar.

A paisagem costeira é caracterizada por uma costa baixa de extensas praias arenosas, às vezes compostas por sedimentos avermelhados de falésias arenosas recentes. As praias, com areia dourada e bandeira azul, fazem desses lugares um destino privilegiado.

Este trecho de praia é cercado por paraísos naturais que se destacam por sua biodiversidade, fauna e flora, como o Parque Natural da Serra da Arrábida, a Reserva Botânica das Dunas da Península de Tróia e o Estuário do Rio Sado.

O Parque Natural da Arrábida tem cerca de 17 mil hectares, divididos em áreas marinhas e terrestres, e é baseado em um pequeno maciço calcário que cai no mar em grandes falésias. Sua morfologia atual resulta de fenômenos violentos ligados à tectônica e à erosão

.

Para o ICNF, a diversidade de habitats marinhos presentes no Mar da Arrábida faz dele um hotspot de diversidade, um lugar excepcional do ponto de vista dos índices de biodiversidade à escala europeia com mais de 1.400 espécies registradas.

A riqueza vegetal também é uma das maiores atrações do parque, onde exemplos raros de maquis mediterrâneos podem ser encontrados em Portugal, e sua preservação foi um dos motivos que levaram a Arrábida a ser considerada uma relíquia científica verdadeiramente internacional.

A Reserva Natural do Estuário do Sado apresenta várias formas de contato entre a terra e a água, fazendo a transição entre o último relevo na Extremadura, a cordilheira da Arrábida e as planícies do Alentejo.

Inclui uma seção do rio, pântanos salgados, belas praias e dunas costeiras, bem como florestas de sobreiros, florestas de pinheiros e áreas agrícolas. Na Reserva Botânica das Dunas de Troia, um ecossistema natural de dunas, ocorrem espécies endêmicas de

natureza prioritária.

Aqui vive a única população residente de golfinhos (golfinhos nariz-de-garrafa, símbolo da reserva) que, em Portugal, usa um estuário como área de alimentação e reprodução.

A área estuarina é como um “viveiro” natural de moluscos e numerosos peixes, com 100 espécies de grande interesse biológico e comercial já identificadas, com destaque para a famosa ostra portuguesa. Este estuário é também uma das 3 principais zonas húmidas portuguesas com importância para as aves aquáticas, principalmente como local de nidificação

.

Latest article