Wednesday, July 17, 2024

Programa Scaling Up chega a 40 empresas – Silicon Portugal

Must read

Programa destina-se ao desenvolvimento das capacidades de liderança e gestão de adversidades de startups de alto potencial de crescimento.

A Unicorn Factory Lisboa já lançou a quinta edição do Scaling Up, programa de apoio a scaleups, empresas tecnológicas em fase de crescimento e com elevado potencial de internacionalização.

Esta quinta edição acolhe a List Kit, Modatta, 360hyper, Vawlt, Bounce, Kinderpedia, Inductiva.Ai e a Eleos, que assim se juntam às já 32 scaleups que participaram em edições anteriores.

Estas 40 scaleups já levantaram no total 309 milhões de euros em financiamento, empregam 1305 trabalhadores, dos quais 854 estão em Portugal, 29 scaleups são portuguesas e 33 têm escritórios em território nacional.

Ao longo destas cinco edições, o programa recebeu no total 148 candidaturas.

Os critérios de admissão à iniciativa, destinada a fundadores e equipas séniores, alinham-se com a estrutura do programa: financiamento entre post-seed e série B, produto ou serviço em comercialização e em crescimento exponencial, uma equipa estruturada e uma estratégia de expansão de operações e internacionalização clara e definida.

A quinta edição do Scaling Up conta com oito startups que, ao todo, já levantaram mais de 35 milhões de euros em investimento, têm um volume de receita anual de 29 milhões de euros e empregam atualmente 246 trabalhadores.

Das oito empresas, quatro são portuguesas e sete abriram escritórios em Portugal.

Nesta edição, o programa Scaling Up introduz uma forte rede de apoio internacional, em particular nos mercados de Espanha, Brasil e Estados Unidos, contando com o suporte não só de startups que expandiram para estas geografias, como também empresas, investidores e parceiros institucionais locais.

De acordo com Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, “o Scaling Up reflete a nossa missão de criar uma rede de inovação e empreendedorismo de relevo internacional, fazer a ponte entre empresas, mentores e potenciais parceiros, clientes, investidores e a comunidade. Este programa tem vindo a atrair as empresas de maior potencial de crescimento, gerando emprego e financiamento para os diferentes projetos”.

Durante os próximos oito meses, os fundadores e equipas sénior das startups selecionadas terão a oportunidade de se conectar a parceiros corporativos e de investimento, além de apoio à internacionalização e expansão das suas operações, acompanhamento individualizado através de mentoria especializada, e formações temáticas focadas nos principais desafios das empresas.

Os 140 mentores que apoiam cada uma das scaleups são fundadores e membros seniores de unicórnios, scaleups mais avançadas, parceiros corporativos, investidores e líderes de mercado nacionais e internacionais, tais como Steve Cadigan, primeiro diretor de Recursos Humanos do LinkedIn.

Latest article