Thursday, May 23, 2024

Portugal Fashion: próxima edição sem datas, mas a ser pensada

Must read

Publicado em



5 de mar. de 2024

A atravessar um período conturbado por falta de financiamento, o Portugal Fashion ainda não tem data marcada para a sua próxima edição. Habitualmente, o evento acontece na segunda semana  de março, a seguir à ModaLisboa (que decorre de 7 a 10 de março), mas até ao momento ainda não foram divulgadas novidades nesse sentido. No entanto, em declarações ao Público, partilhadas pelo diário na segunda-feira, a organização garante: “Estamos a trabalhar na próxima edição do Portugal Fashion.”
 

Miguel Vieira – Portugal Fashion – primavera-verão2024 – Womenswear – Porto – Foto: Ugo Camera

As dificuldades de financiamento do Portugal Fashion são conhecidas desde outubro de 2022, quando Alexandre Meireles, presidente da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), que organiza o evento, colocou em causa a sua continuidade devido ao atraso no acesso aos fundos comunitários. Um ano depois, em pleno 53.º Portugal Fashion, que aconteceu contra todas as probabilidades, o mesmo responsável disse que aquela poderia efetivamente ser última edição do evento de moda portuense, por ser insustentável continuar nos mesmos moldes: sem dinheiro da União Europeia e suportado por investimento privado, por fundos da ANJE e pelo apoio da Câmara Municipal do Porto, que contribuiu com 150 mil euros na última edição, realizada com um orçamento total de 450 mil euros.

Nascido em 1995, desde então o Portugal Fashion organizou 53 edições, sempre em março e outubro de cada ano, sendo o evento escolhido por criadores como Miguel Vieira, Alexandra Moura, Pedro Pedro ou Susana Bettencourt para apresentarem as suas coleções. 

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article