Monday, May 27, 2024

Portugal Fashion: Ernest W. Baker e Luís Onofre revelam coleções fora da passerelle

Must read

Publicado em



20 de mar. de 2023

As duas marcas portuguesas emblemáticas e globais, Ernest W. Baker e Luís Onofre, fugiram ao calendário de desfiles, optando nesta última edição do Portugal Fashion por expor as suas coleções para a estação de outono-inverno 2023/24 no show-room da Fashion Week portuense, localizado na entrada da Garagem Fiat da rua Latino Coelho, e convidando no último dia do evento para uma viagem pelos seus próprios espaços comerciais instalados em pontos opostos da Invicta.

LuísOnofreemdestaquenoshow-roomda Fashion Week portuense, localizado à entrada da Garagem Fiat – Foto: Helena Osório / FashionNetwork.com

O designer de calçado Luís Onofre convidou algumas personalidades, clientes especiais e curiosos para uma apresentação acompanhada de cocktail, na sua loja do Aviz, situada no número 3483 da avenida da Boavista.

Aí destacou botas altas e botins coloridos, em especial feitos de material brilhante a partir de verniz ou efeito vinil, em longas pernas de belas modelos afro e caucasianas que se misturaram aos convidados, captando a atenção de todos em geral.

Emdestaque,pardebotascoloridasebrilhantesda recém-lançada coleção deLuísOnofrena suaprimeira loja do Porto – Foto: Helena Osório / FashionNetwork.com

Ao contrário dos modelos exibidos no show-room do Portugal Fashion – alguns dos quais recentes e já icónicos, como aqueles das coleções limitadas Eden e Peace que mostra a solidariedade da marca e do seu mentor em relação ao conflito na Ucrânia – a recém-lançada coleção na primeira loja do Porto, com a assinatura de Luís Onofre, aposta em botas de várias tipologias.

Desta feita, desfilaram pelos dois pisos da loja (e escadaria), modelos ora mais clássicos e formais, ora jovens e vanguardistas, mas sempre irreverentes e distintos pela qualidade de alta gama que oferece a marca portuguesa de eleição calçada por personalidades como as atrizes Naomi Watts, Paris Hilton e Penélope Cruz; realeza como Letizia de Espanha e Vitória da Suécia; ou Michelle Obama enquanto primeira dama dos Estados Unidos.

Luís OnofrenalojadoAvizcomassuasmanequinsinclusivas – Foto: Helena Osório / FashionNetwork.com

São assim botas de cano alto acima ou abaixo do joelho, e pelo tornozelo, com saltos altos trapezoidais, de agulha ou grossos e quadrados apoiados em plataformas, estes últimos a um estilo casual mais jovial visto atualmente em todas as gerações. 

Encontram-se também disponíveis em pele e veludo, com pinos e outros adereços, como brilhantes incrustados nas costuras.

Foto: Helena Osório / FashionNetwork.com

Por sua vez, a Ernest W. Baker dos designers de moda Inês Amorim de Viana do Castelo (Portugal) e Reid Baker de Detroit (Estados Unidos), recebeu com um jantar volante os seus convidados especiais cosmopolitas, assim como os do Portugal Fashion, dando a conhecer a nova loja atelier junto à praça da Corujeira em Campanhã.

O chalé oitocentista de dois pisos com logradouro foi todo pintado de branco, colocando a sua estrutura à vista, como sejam paredes de tabique descascadas e vigas cruzadas em teto de maceira, entre outros recursos, tornando o espaço minimalista para destacar as coleções da marca.

InêsAmorimeReidBakerda Ernest W. Baker – Foto: Carlos Costa

Note-se que, mais recentemente, a Ernest W. Baker chegou à edição de 2023 dos Grammys, no passado dia 5 de fevereiro, vestindo o rapper Pharell Williams e a sua mulher, Helen Lasichanh.

A marca portuguesa de inspiração americana marcou também presença no show-room da Garagem Fiat, igualmente conhecida como “Edifício Quattroruote”. Diga-se um espaço devoluto alternativo, de arquitetura Estado Novo, repleto de graffitis para a ocasião, que albergou o evento às mil​ maravilhas, mostrando que continua a viver bem da própria organização ANJE. 

Não obstante a falta de apoios do Estado, ou da Câmara Municipal do Porto que se afastou nesta edição.

Coleção daErnestW.Bakerparaooutono-inverno2023 – Foto: Carlos Costa

Inês Amorim e Reid Baker receberam no piso superior da nova loja atelier, com pé direito triplo que fez respirar as peças expostas em amplo charriot e no pavimento também ​pintado de branco, disponibilizando catálogos de moda à entrada como se se tratasse de uma galeria de arte.

Uma marca fundada em 2017, com ADN 100% português, que continua em franco crescimento, e recomenda-se. Pelo bom gosto, grande qualidade, profissionalismo e simpatia dos mentores que levam longe o seu nome e o savoir-faire Made in Portugal.

O branco e o ourodestacam-senanovacoleção – Foto: Carlos Costa

O branco e o ouro, os tecidos com brilhos e toques macios ou acolchoados, com acabamentos precisos e muito bem confecionados, são as grandes vedetas desta nova coleção.
 

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article