Wednesday, July 17, 2024

Novo “gateway” digital para Lisboa

Must read

Com a construção de um segundo data center em Lisboa, a Equinix explica em comunicado que “expande seu apoio à posição de Portugal como ‘hub’ estratégico para redes terrestres e submarinas, reforçando o papel do país como porta de entrada entre o Atlântico e a Europa”.

O novo data center, chamado LS2 InternaFonal Business Exchange (IBX), estará localizado próximo ao LS1 existente, formando um “campus dinâmico” e um “ecossistema digital denso”.

A empresa esclarece ainda que esta expansão contribuirá para “fortalecer a capacidade digital de Portugal, permitindo que as empresas locais cresçam e prosperem, ao mesmo tempo que atraem empresas internacionais”.

O novo LS2, que representa um investimento inicial planejado de cerca de 50 milhões de euros, também servirá como um “portal vital” para conectar a Europa à África, além de constituir um “ponto de conexão fundamental” para dados de comunicação com as Américas.

A plataforma global da Equinix, composta por 260 data centers em todo o mundo, inclui cidades-chave no Atlântico e no Mediterrâneo, como Lisboa, Madri, Barcelona, Bordeaux, Gênova e Milão, e fortalecerá ainda mais a conectividade no sul da Europa.

De acordo com Carlos Paulino, diretor geral da Equinix em Portugal, “o aumento da demanda […] de empresas em Lisboa e do outro lado do Atlântico e do Mediterrâneo torna esse investimento oportuno e significativo”.

“Lisboa tem o potencial de se tornar um centro estratégico denso e valioso, e temos o prazer de contribuir para o seu crescimento e nos posicionar como a pedra angular da Europa”, destacou o responsável.

O novo data center Equinix LS2 em Lisboa, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025, criará cerca de 30 novos empregos diretos e indiretos altamente qualificados e ocupará 2.050 metros quadrados de espaço.

Juntos, os dois data centers da Equinix em Lisboa (LS1 e LS2) fornecerão mais de 2.000 interconexões, bem como serviços de conectividade de rede para mais de 100 clientes corporativos, mais de 45 redes e quatro Internet Exchanges.

O data center LS2 terá cobertura de energia 100% renovável, será certificado pela Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) e será a “primeira empresa no setor de data center” a se comprometer com a neutralidade climática em nível global até 2030, diz o comunicado.

Latest article