Wednesday, June 19, 2024

Greve geral de jornalistas: se hoje vir menos notícias, não estranhe

Must read

Os jornalistas estão esta quinta-feira, 14 de março, em greve contra os baixos salários, a precariedade e a degradação das condições de trabalho. Há mais de 40 anos que não havia uma greve geral no setor. Há várias manifestações marcadas pelo país.

Da 00:00 às 24:00. Do papel à televisão, passando pela rádio e pelo digital. É para todos. 14 de março é dia de greve geral de jornalistas.

Além das exigências laborais, os jornalistas portugueses dizem-se desapoiados. Na União Europeia, Portugal é dos países em que ‘per capita’ menos apoios há para a comunicação social, destacou o presidente do Sindicato dos Jornalistas há dois dias.

Os profissionais em protesto exigem, por exemplo, aumentos salariais superiores à inflação, garantia de salário digno à entrada na profissão e progressão na carreira, pagamento de complementos por trabalho por turnos e isenção de horário, pagamento por horas extraordinárias, trabalho noturno e em fins de semana e feriados, o cumprimento “escrupuloso” do Código de Trabalho e do Contrato Coletivo de Trabalho.

Além disso, pedem condições “humanas e materiais” para o exercício da profissão, a “justa remuneração” a quem cumpre estágio obrigatório e a sustentabilidade financeira do jornalismo.

Latest article