Wednesday, July 17, 2024

Este software de Portugal usa IA para acabar com a tristeza no trabalho

Must read

Há quem diga que não existe dinheiro que pague a felicidade. Por saber disso mesmo, um português criou um software que tem o objetivo de fazer de ti um trabalhador mais feliz e produtivo.

Este chama-se “Wellbeing Warrior” e já é utilizado em empresas alemãs, por exemplo. Neste momento, já cerca de 3 000 trabalhadores usufruem do potencial do software em questão.

O objetivo é fomentar contextos de amizade entre os trabalhadores

De acordo com a reportagem da TVI, este projeto vai permitir que os trabalhadores se tornem cada vez mais amigos do que meros colegas. Desde almoços a idas ao ginásio, a plataforma pretende estreitar relações.

“É uma ferramenta digital que consegue medir e criar iniciativas de forma customizada. As culturas são diferentes (de empresa para empresa) e estas dizem-nos o que é que um grupo tem em comum” – explica o criador do software.

Como refere a mesma fonte, os novos hábitos que a pandemia de covid-19 veio implementar levaram ao conceito. Os desafios provocados pelo teletrabalho são bastantes, principalmente ao nível da saúde mental, e esta é uma forma de dar resposta às necessidades de cada um.

O software baseia-se em IA e o objetivo é torná-lo mais amplo e mais barato

“Estamos a tentar arranjar estratégias, até com a Inteligência Artificial (IA), para conseguir oferecer este serviço numa maior escala, mais barato, mas mantendo sempre essa customização e adaptabilidade” – refere um dos representantes do projeto.

Possivelmente, acharás que este software é destinado essencialmente a empresas tech. No entanto, a empresa garante que não é bem assim, já que o objetivo é muito claro: “ver um resultado final, com uma empresa mais coesa, independentemente do ramo onde está” (via TVI).

De acordo com o que foi referido anteriormente, o “Wellbeing Warrior” tem particular destaque na Alemanha, nesta fase. Contudo, é expectável que esta tecnologia também possa ser usada em Portugal, com o mesmo fito.

Os utilizadores têm mostrado satisfação com este recurso de felicidade

No próprio site da Wellbeing Warrior, vários utilizadores vão dando o seu parecer sobre o uso da ferramenta. Entre os vários comentários, pode ler-se, por exemplo, o de Kristina Kilian, da Personio:

“O Wellbeing Warrior ajudou-nos a conectar e a integrar efetivamente os membros da nossa equipa. Fazemos isso porque é divertido. Mas também o fazemos porque é bem mais do que isso” – refere a trabalhadora.

A título de curiosidade, o projeto torna-se ainda mais impressionante, já que foi construído unicamente com capitais próprios. O objetivo da empresa é duplicar o número de utilizadores até ao fim de 2025.

Latest article