Sunday, May 26, 2024

Está a pensar viajar de comboio? Atenção: há nova greve da CP e estão previstas “perturbações significativas”

Must read

A CP – Comboios de Portugal alertou hoje para perturbações significativas na circulação de comboios, a nível nacional, na quarta-feira, devido à greve convocada para esse dia pelos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP).

“Informamos que, devido a uma greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal, responsável pela gestão da infraestrutura ferroviária, antecipam-se perturbações significativas na circulação dos comboios a nível nacional no dia 10 de janeiro de 2024”, pode ler-se na nota da CP.

A empresa informou que o evento poderá também afetar os serviços nos dias 09 e 11 de janeiro.

A CP adiantou que foram definidos serviços mínimos, com exceção da linha de Cascais, “onde se prevê a realização da maioria dos serviços”.

A empresa garante que aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, “permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.

PUBLICIDADE



A paralisação está relacionada com as condições de trabalho e vencimentos da profissão, e abrange os trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária, segundo a Aprofer – Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário.

Os trabalhadores da IP já cumpriram dois dias de greve intercalados este ano.

A greve levou em 04 de janeiro à supressão de 781 comboios, de 1.088 programados (71,8% suprimidos), entre as 00:00 e as 19:00, e em 02 de janeiro à supressão de 798 comboios, de um total de 1.086 estimados, tendo sido cumpridos apenas os serviços mínimos até às 19:00, adiantou a CP.

Related Images:




Latest article