Saturday, June 22, 2024

Eleições legislativas 2024: os deputados eleitos por partido

Must read

Os resultados das eleições legislativas 2024 já são conhecidos, dando vitória à Aliança Democrática (AD) que conquistou 29,49% votos dos portugueses e 79 deputados na Assembleia da República. O PS foi o segundo partido mais votado e o terceiro o Chega, que quadruplicou mesmo o número de deputados.

Foi este domingo dia 10 de março de 2024 que os portugueses se dirigiram às urnas naquelas que foram as eleições legislativas mais participadas dos últimos anos, tendo sido registada uma abstenção de 33,77% (em 2022 a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%).

Ficou claro que os portugueses querem uma mudança do rumo político do país, passando a ser mais à direita ao invés de à esquerda, depois de ter corrido mal com a maioria absoluta socialista e do Governo de “geringonça” (PS, BE e CDU) na legislatura anterior. Isto porque a Aliança Democrática (coligação formada pelo PSD, CDS-PP e PPM) venceu as eleições com 29,49%, elegendo 79 deputados. O Chega consolidou-se enquanto terceira força política, conseguindo mesmo quadruplicar o número de deputados no Parlamento para 48. Além disso, a Iniciativa Liberal conseguiu eleger 8 deputados, o mesmo número face a 2022.

Por outro lado, o PS perdeu a maioria absoluta conquistada nas eleições legislativas de 2022, passando a ser a segunda força política com 77 deputados. Já o Bloco de Esquerda conseguiu assegurar os 5 deputados que já detinha, enquanto a CDU perdeu dois deputados ficando apenas com 4. Já o Livre conquistou mais 3 mandatos para um total de 4, enquanto o PAN permaneceu apenas com um.

Estes são os resultados depois do escrutínio eleitoral em Portugal. Faltam ainda apurar os resultados nos círculos da emigração, que elegem quatro deputados, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral. Só no dia 25 de março é que vão ser lançados os resultados oficiais das eleições legislativas 2024.

Latest article