Thursday, June 20, 2024

Destinos (quase) secretos para passar férias em Portugal 

Must read

Viajar em território nacional pode ser mesmo uma aventura surpreendente. Há neve, florestas, lagos, rios e belas praias. E se não gostas da confusão típica das férias de verão onde está tudo cheio de turistas e quase te sentes mais cansado que relaxado, não te preocupes! 

Existem alguns lugares secretos em Portugal. Estes destinos ainda permanecem desconhecidos para a maioria das pessoas e podem ser uma ótima opção para visitar nas próximas férias. Desde aldeias medievais a cascatas encantadoras, conhece os 4 destinos de férias mais secretos de Portugal.

Faltam-te ideias para passar umas férias bem relaxadas com amigos ou família? Estes 5 destinos secretos podem ser uma boa escolha para conseguires desconectar – e também ser surpreendido pela beleza escondida do nosso país. Vem daí nesta viagem secreta e ganha ideia para marcar umas férias esta primavera – verão.

Aldeia de Penha Garcia

É no concelho de Idanha-a-Nova que ao longo de uma encosta encontramos a aldeia de Penha Garcia. Uma aldeia pitoresca decorada com uma mistura de casas brancas e de pedra e com um pequeno castelo no topo com uma vista panorâmica de cortar a respiração. 

Nesta aldeia com cerca de 800 habitantes a história e a tradição estão marcadas em cada canto. Com a Rota dos Fósseis poderás viajar no tempo cerca de 600 anos para perceber como se vivia por ali. Além disso, para os dias de verão podes banhar-te na praia fluvial ou aproveitar para descobrir nos arredores as Grutas de Algar do Pena, onde através de um percurso subterrâneo poderás descobrir uma atmosfera mística. 

O miradouro da Penha Garcia é paragem obrigatória para registar os momentos com a câmara fotográfica e apreciar as vistas incríveis. Ao longo do teu percurso de exploração poderás descobrir os vários Moinhos de Água que são mais um marco dos vestígios históricos de outros tempos vividos na região. 

Encontra alojamentos em Idanha-a-Nova

Ver mais alojamentos de férias em Castelo Branco

Cascatas Fisgas do Ermelo

Em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, encontramos o Parque Natural do Alvão, que para além dos seus encantos naturais que só por si já deixam todos de queixo caído, nos leva a uma das maiores quedas de água de Portugal e da Europa

Esta cascata surgiu devido a uma fraturação rochosa com cerca de 480 milhões de anos. O acesso é feito através da aldeia do Ermelo através de trilhos específicos. Além das quedas de água imponentes num cenário idílico poderás apreciar também as piscinas naturais que se formaram e abrem espaço a realizar várias atividades ao ar livre como caminhadas, piqueniques, escaladas e até passeios de bicicleta.

Para terminar esta descoberta natural em beleza, poderás explorar ainda os vários miradouros que permitem ver à distância estas quedas de água e todo o desfiladeiro decorado pela vista quase infinita repleta de natureza, perfeita para tirar fotografias inesquecíveis.

Encontra alojamentos em Mondim de Basto

Ver mais alojamentos de férias perto de Mondim de Basto

Castelo medieval de Sortelha

Voltamos ao território continental, para explorar uma das mais antigas vilas portuguesas. Fundada em 1228, Sortelha é uma freguesia situada no município do Sabugal, distrito da Guarda. Um lugar digno de postal, onde poderás observar uma robusta fortaleza, um icónico castelo medieval e casas que parecem tiradas de penedos para aproveitar ao máximo a luz solar. Curiosamente, os habitantes locais são conhecidos por “lagartixos”.

O ambiente místico e um pouco invulgar, faz-se sentir em toda a vila. Afinal, este é um dos lugares secretos em Portugal indicados para amantes de vento e da chuva. É isso que permite às pedras assumirem fisionomias particulares e darem origem a lendas e mitos, como o caso da pedra da Cabeça da Velha. Paragem obrigatória também é o Largo do Corro, onde poderás contemplar as imponentes habitações em pedra.

Encontra alojamentos em Sortelha

Ver mais alojamentos de férias em Sortelha

Aldeia do Xisto de Gondramaz

Chegamos a uma encantadora Aldeia de Xisto no concelho de Miranda do Corvo. Falamos de um paraíso numa das encostas da Serra da Lousã composta de xisto em todos os seus pormenores. O ambiente rústico e charmoso faz-nos sentir “em casa” ao descobrir esta pequena aldeia. Cercada por florestas de pinheiros e carvalhos, esta aldeia parece perdida num cenário encantado.

Além de uma paisagem exuberante e uma traça rústica magnífica, o artesanato local também é um ponto de destaque. A pedra de xisto presente em toda a aldeia, nas mais variadas construções também ganha destaque na produção de peças de artesanato como esculturas, utensílios domésticos, entre outros.

A gastronomia de Gondramaz também te vai conquistar desde o primeiro momento. Os produtos frescos e a confeção caseira são o destaque da região. Poderás provar o cabrito assado, uma variedade de queijos saborosos e doces típicos. Ao longo do ano também são realizados vários eventos culturais onde poderás viver as tradições da zona com muita diversão à mistura. 

Encontra alojamentos em Miranda do Corvo

Ver mais alojamentos de férias em Miranda do Corvo

Latest article