Sunday, May 19, 2024

Darja Donezz da Ukrainian Fashion WeeK destaca-se na ModaLisboa

Must read

Publicado em



11 de mar. de 2024

Darja Donezz levou a sua nova coleção a desfilar na Lisboa Fashion Week, abrindo a tarde de domingo, 10 de março, seguida das compatriotas Omelia e Nadya Dzyak, como parte de uma parceria com a Ukrainian Fashion Week. A FashionNetwork.com teve a oportunidade de entrevistar no pós-show a designer de moda ucraniana radicada na capital portuguesa.

Darja Donezz – Foto: Helena Osório

“Quando começou a guerra o meu tio convidou-me para vir para o apartamento dele em Lisboa”, explica. “Tinha uma grande equipa na Ucrânia a trabalhar há muito tempo comigo até antes da guerra começar. Agora, vou à Ucrânia a cada quatro meses tornando o impossível possível”.

“Nos anos 90, em Kiev, vi peixes de mar na minha imaginação e foi algo louco porque não existe oceano aí, só rio. Um amigo disse que seria interessante aplicar esses mesmos peixes nas roupas. Comecei a ler sobre o significado e descobri que é um forte símbolo ligado à imortalidade, que representa o começo da vida e início da vida no oceano”, explica a inspiração da própria coleção, que, por sinal vem de longe passando a fazer parte do ADN da sua marca homónima.

Darja Donezz – Foto: Helena Osório

“Quando lancei a primeira coleção tudo mudou para mim pois, na Ucrânia todos começaram a usar a minha roupa e estes peixes começaram a nadar de umas coleções para as outras. Portanto, trabalhei-os muitos anos antes desta coleção. Como antes da guerra, em fevereiro, lancei uma coleção de conchas. Lembrei-me da Vénus de Sandro Botticelli porque estive em Veneza.”

“Quando a guerra começou, o tio convidou-me para vir para Portugal onde nunca tinha estado. Nem sabia nada sobre o país, só tinha lido sobre Lisboa. Quando cheguei vi peixes e conchas por todo o lado e interpretei a visão do passado como um presságio para o futuro que vivo hoje. Este era o meu caminho.”

Darja Donezz – Foto: Helena Osório

Como acontece nesta coleção, Darja Donezz sempre misturou tecidos díspares, como a seda, organza, lã, bordados… “é a maneira como penso, construo como se fossem peças de Lego”, confessa ainda à FashionNetwork.com sobre as suas roupas disponíveis em Donezz.com e na conta de Instagram, em @darja_donezz.

Darja Donezz – Foto: Helena Osório

Copyright © 2024 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Latest article