Sunday, May 19, 2024

Câmara do Porto vota atribuição de 150 mil euros à ANJE para organizar Portugal Fashion

Must read

Por

Agência LUSA

Publicado em



6 de out. de 2023

A Câmara Municipal do Porto vota na próxima segunda-feira a atribuição de 150 mil euros à Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) para a realização do Portugal Fashion entre 10 e 14 de outubro.

Miguel Vieira, Portugal Fashion outubro 2022 – @miguelvieiraofficial / Instagram

Na proposta, a que a Lusa teve na quarta-feira (4 de outubro) acesso e que vai estar em discussão na reunião do executivo municipal, a autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira, sublinhou que esta verba destina-se a suportar o investimento na organização, produção e comunicação do Portugal Fashion.

“Reconhecendo o reforço para a dimensão, impacto e relevância económica e de comunicação que o projeto Portugal Fashion representa para a cidade do Porto, o município tem interesse em atribuir o referido apoio”, vincou.

Segundo a câmara, o Portugal Fashion tem assumido um papel preponderante na estratégia promocional do Porto, sendo que os eventos realizados são estruturados sob o desígnio de potenciar a imagem externa da cidade, associando-a aos conceitos de modernidade, inovação, irreverência, design, empreendedorismo e cultura.

Segundo dados da empresa de monitorização Cision, o Portugal Fashion gera um impacto mediático de cerca de seis milhões de euros anuais apenas em Portugal, salientou a proposta.

Já a marca Porto. beneficia, por cada edição do Portugal Fashion, de um retorno mediático médio de 822 mil euros, ainda de acordo com a Cision.

A câmara recordou que no âmbito do Portugal Fashion são realizados dois eventos na cidade do Porto, em março e em outubro, envolvendo cerca de 40 desfiles e momentos de apresentação, bem como um calendário de 10 eventos setoriais complementares aos desfiles (um tour industrial, talks, um showroom profissional e ações de networking profissional.

“Com parcerias firmadas com as entidades organizadoras das melhores semanas de moda em todo o mundo, o Portugal Fashion tem conseguido não apenas que designers nacionais conquistem calendários oficiais nas mais consagradas fashion weeks, mas também que players de referência a nível global firmem negócios e parcerias com a plataforma e com os designers e marcas nela envolvidos”, reforçou a autarquia.

A 9 de outubro de 2022, o presidente da ANJE assumia que a iniciativa de moda poderia não se realizar em 2023 por falta de financiamento europeu.

SVF (CCM) // JAP (Lusa)

Latest article