Tuesday, May 21, 2024

Brasil e Portugal terminam primeiro dia do ISA Games 2024 de Surfe com 100% de aproveitamento

Must read

Cinco brasileiros venceram suas baterias neste primeiro dia do evento

O dia de abertura do ISA Games 2024 viu os seis surfistas brasileiros avançando para a segunda rodada, com cinco vitórias nas baterias. Gabriel Medina, Yago Dora e Filipe Toledo terminaram suas disputas no masculino em primeiro, enquanto no feminino Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel venceram. Já Luana Silva ficou em segundo e também segue no torneio.

Brasil no ISA Games 2024 | Conheça os representantes do país em Porto Rico

Gabriel Medina caiu na água na nona bateria, contra Luke Prosa (BAH), Juan Carlos Ramos (ESA) e José Lopez (VEN). Logo na segunda onda, assumiu a liderança com 7.50 na segunda onda. A vantagem de Medina aumentou, ao somar mais 6.43, subir para 13.93, terminar líder e passar para a rodada seguinte, ao lado do venezuelano José Lopez, em segundo com 8.97.

“Incrível estar aqui em Porto Rico, minha primeira vez aqui. Sou apaixonado por este torneio, e lutando por um lugar nos Jogos Olímpicos. Quero deixar fluir, competir, curtir o momento e também me divertir. Ainda estou conhecendo as ondas e procurei pelas melhores”, comentou Gabriel Medina para a transmissão da ISA (sigla em inglês para Associação Internacional de Surfe).

Tricampeão do Championship Tour (CT) da Liga Mundial de Surfe (sigla WSL em inglês), Medina participará da quinta bateria na segunda rodada, no domingo (25 de fevereiro), e terá como adversários Santiago Muñiz (ARG), Tyler Gunter (USA) e Dwight Pastrana (PUR).

Yago Dora venceu a 17ª bateria, com 14.67 (a maior somatória do primeiro dia entre os homens), diante de 10.50 de Marco Giorgi (URU), 2.83 de Joey Gale (BAH). Bryan Perez (ESA) não compareceu. Yago vai enfrentar na próxima fase Guilherme Fonseca (POR), Elliot Paerata-Reid (NZL) e Maksymilian Michalewski (POL).

“Cheguei ontem à noite, tive pouco tempo antes de começar a competir. Estou feliz por estar aqui, é legal ter várias baterias, porque o que eu quero mesmo é surfar e representar bem o Brasil”, disse Yago Dora para a transmissão da ISA.

Último brasileiro a cair nas ondas de Arecibo, o atual bicampeão do CT da WSL, Filipe Toledo não deu chance aos rivais. Somou 11.93 na onda derradeira, passando à frente de Manuel Selman (CHI) com 10.50 e avançou para a segunda fase, em que vai surfar na 13ª bateria, ao lado de José Gundesen (ARG), Cody Young (CAN) e Jonathan Zambrano (ECU).

“É muito importante competir aqui no ISA Games. Bateria difícil esta, me senti cansado, procurei pegar boas ondas no começo e administrar, e encontrei uma boa ali no fim”, comentou Filipinho para a transmissão da ISA.

No feminino, Tatiana Weston-Webb também estreou com o pé direito nos ISA Games 2024, com a primeira colocação da bateria 12 e nota 9.66. A surfista, que já deu ao Brasil uma das vagas no surfe em Paris 2024, vai disputar a chave número seis na segunda rodada, contra Lucy Jarrard (ASA), Chelsea Tuach (BAR) e Coral Wiggins (CRC).

Na bateria 21, Tainá Hinckel venceu com soma 8.83, à frente de Havanna Cabrero (PUR) e Mirna Boelsma (NED). No domingo (25 de fevereiro) ela encara as ondas na 11ª chave da segunda rodada, com Rachel Presti (GER), a atual campeã do CT da WSL, Caroline Marks (USA), além da sua compatriota, Luana Silva, que mais tarde passaria em segundo lugar na sua bateria, a 24ª.

Mais | Como chega Luana Silva para o ISA Games 2024 de Surfe

Latest article