Friday, December 6, 2024

JD Sports compra francesa Courir para se expandir na Europa

Must read

Por

AFP

Traduzido por

Estela Ataíde

Publicado em



27 de novembro de 2024

O grupo britânico de vestuário e acessórios desportivos JD Sports Fashion formalizou esta quarta-feira a aquisição do distribuidor francês Courir, anunciada em maio de 2023, para desenvolver a sua atividade na Europa, declarou à AFP o seu diretor-geral.
 

Uma loja Courir nos Países-Baixos, país onde a marca francesa chegou em 2022 – DR – DR

A operação representa “uma oportunidade para fortalecer” a sua “liderança na Europa e desenvolver a quota de mercado nos principais países europeus”, começando por França, que é “o mercado líder dos sneakers”, explicou Régis Schultez na quarta-feira.
 
As duas marcas vão coexistir, já que “a clientela da Courir é diferente da da JD Sports, mais feminina e um pouco mais velha”, explica. A Courir opera atualmente 323 lojas sob a marca Courir em França, Espanha, Bélgica, Países Baixos, Portugal e Luxemburgo.

Outras 36 lojas são operadas através de acordos de franchising sob a marca Courir, nomeadamente no Médio Oriente, África e territórios ultramarinos franceses. A distribuidora “opera também três lojas com a marca Naked”, especifica a JD Sports em comunicado.
 
Em 2023, a Courir alcançou 725,8 milhões de euros de volume de negócios e um lucro antes de juros e impostos de 50,3 milhões de euros, segundo a mesma fonte.
 
O preço de aquisição é de 520 milhões de euros, “financiado pela utilização da liquidez existente e pela utilização de uma linha de crédito revolving”, refere a JD Sports. O grupo pretende “dar continuidade ao desenvolvimento da Courir na Europa” com a atual equipa, incluindo o líder Pierre Chambaudrie.

A Comissão Europeia aprovou a operação no final de outubro, solicitando nomeadamente a venda de 15 lojas Courir em França e 6 lojas Courir em Portugal.
 
“Serão vendidas à Snipes durante o primeiro trimestre do exercício de 2026”, garante a JD Sports, especificando que manterão “a marca Courir até à sua venda à Snipes”.

Questionado sobre o tempo passado entre o anúncio da aquisição e a sua finalização, Schultz indicou “não querer comentar o tempo que as autoridades europeias demoraram a validar as aquisições”, limitando-se a observar que se trata de uma operação da mesma escala “demorou um mês” a ser validada nos Estados Unidos.
 
Cotada na Bolsa de Londres, a JD Sports realizou 10,4 mil milhões de libras (cerca de 12,5 mil milhões de euros à cotação de quarta-feira) em volume de negócios em 2023, para um lucro líquido de 538,8 milhões de libras. Em abril, comprou o seu concorrente americano Hibbett por 1,1 mil milhões de dólares.

Copyright © AFP. Todos os direitos reservados. A Reedição ou a retransmissão dos conteúdos desta página está expressamente proibida sem a aprovação escrita da AFP.

Latest article