Sunday, December 8, 2024

Já votou nos Publituris Portugal Travel Awards? As votações terminam a 27 de junho

Must read

O Alentejo veio a Lisboa de “Corpo e Alma”, numa iniciativa de promoção, respondendo a uma “provocação” do grupo Vila Galé, cadeia hoteleira que já possui seis unidades na região, e a caminho do sétimo.

“Uma iniciativa que foi proposta por um nosso parceiro muito relevante, o grupo Vila Galé, que felizmente para nós tem investido muito no Alentejo”, começou por afirmar o presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, José Santos, num almoço com jornalistas, esta quinta-feira, no hotel Vila Galé Ópera, que marcou o início da ação que decorre até domingo, dia 23 de junho, realçando que “é importante para a região toda a capacidade financeira e de marketing do grupo, por isso não podíamos dizer que não a este convite”.

E o Alentejo aproveitou para promover a região cá dentro e, principalmente, tendo em conta que a Área Metropolitana de Lisboa “representa praticamente metade dos turistas do mercado nacional que nos visitam, ou seja, é aqui que estão as famílias, o segmento que mais nos procura, e utiliza a nossa hotelaria, os nossos restaurantes, que mais visita os nossos monumentos”, apontou José Santos.

O dirigente regional do Turismo fez questão de destacar que “estamos aqui nestes quatro dias, no Vila Galé Ópera, com a gastronomia, as tradições, com a cultura, o património, o artesanato, com momentos para continuarmos a mostrar aos portugueses que o Alentejo é a melhor região para passar férias”. E faz sentido, até porque, conforme lembrou, “o ano passado fomos a região portuguesa que mais cresceu no mercado interno. Relembro que a média de crescimento do país foi de 2,1% e nós crescemos 7,3%”, estimando que “este ano temos o desafio de continuar a crescer, vamos ver como é que o ano vai correr, mas até ao momento estamos sensivelmente com o mesmo número de dormidas de portugueses face a 2023”.

O presidente da ERT Alentejo e Ribatejo apresentou ainda outro exemplo aos jornalistas: “Se olharmos entre 2013 e 2023, a região que teve uma taxa de crescimento médio anual maior quer no alojamento, quer na procura, quer na oferta, foi o Alentejo, e isso significa muito como a região tem conseguido afirmar-se junto da procura portuguesa”.

Este evento, que decorre até domingo, é feito também de negócios, já que cerca de 18 empresas do Alentejo ligadas à oferta de animação turística, do incoming e do enoturismo, e 46 compradores da Área Metropolitana de Lisboa, entre DMC, agências de viagens e operadores turísticos que foram também mobilizados, recorrendo à base de dados do grupo Vila Galé, estiveram em reuniões individuais de negócios, na tarde de quinta-feira, gerando maior proximidade entre oferta e procura. Igualmente, no lobby da unidade do grupo Vila Galé em Lisboa estiveram alguns artesãos a trabalhar ao vivo, como a Olaria de Nisa e a confeção Capote’s Emotion, em Évora, que segundo avançou aos jornalistas, vai preparar a indumentária oficial dos técnicos do Turismo do Alentejo e Ribatejo que vão estar na próxima BTL, onde a região é o destino nacional convidado.

O dia de quinta-feira foi igualmente marcado por um jantar mais institucional, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, outros parceiros de referência para a região, bem como alguns embaixadores do Turismo do Alentejo, também numa parceria com a Casa do Alentejo em Lisboa.

Sobre a Casa do Alentejo em Lisboa, José Manuel Santos afirmou que “queremos estreitar as relações com esta instituição não só na mobilização dos grupos da diáspora na zona da Grande Lisboa para estarem presentes nos nossos eventos, tanto aqui, até domingo, como na Feira Internacional do Artesanato onde, pela primeira vez o Turismo do Alentejo estará presente, de 29 de junho a 7 de julho, com stande e presença de 36 artesãos, quatro por cada um dos nove dias”. Acentuou, a propósito que, “sendo a FIA a maior Feira de Artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, e sendo que o artesanato e a arte popular são uns dos principais argumentos de visita à região quer do Alentejo como do Ribatejo, não faria sentido nunca termos estado presentes”.

Aos lisboetas, o presidente do Turismo do Alentejo deixa o convite para “degustaram a magnífica gastronomia alentejana”, até domingo, no Vila Galé Ópera, através de jantares temáticos.

Representando o grupo Vila Galé, estiveram presentes no almoço com jornalistas, Pedro Ribeiro, diretor de Marketing e Vendas, e Porfírio Perdigão, diretor Regional de Operações no Alentejo.

Pedro Ribeiro realçou a importância do grupo hoteleiro fazer parte desta iniciativa “dada a nossa forte presença no Alentejo, onde somos a maior rede de hotéis. Temos seis unidades na região, três das quais em Beja, na Herdade de Santa Vitória, e ainda em Elvas, Alter do Chão e Évora. Além disso, também nos distinguimos pela forte aposta na gastronomia, privilegiando sempre os sabores regionais, porque acreditamos que dessa forma conseguimos enriquecer a experiência de quem nos visita e divulgamos o que é genuíno e realmente português”, sem esquecer a produção própria de vinhos e azeites no Alentejo.

Os sabores alentejanos estarão, assim, em destaque, no hotel Vila Galé Ópera, até domingo e ao jantar, acompanhados com cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Esta iniciativa gastronómica, que integra o projeto “Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa”, promovido pela Entidade Regional do Alentejo em parceria com a Vila Galé, conta com a colaboração dos chefs Romão Reis do Vila Galé Alentejo Vineyards, Alberto Muralhas do Vila Galé Collection Elvas e André Sousa do Vila Galé Ópera.

Latest article