Wednesday, June 19, 2024

“Bola de fogo” vista no cu de Portugal e Espanha tem origem descoberta

Must read

Uma “bola de fogo” azul foi vista cruzando o céu de países como Portugal e Espanha no último final de semana. Agora, o objeto espacial teve a sua origem descoberta pela Agência Espacial Europeia (ESA).

A princípio, vários vídeos foram divulgados com o registro da passagem do objeto nas redes sociais. Em um primeiro momento, ele teria sido classificado como um meteorito, porém os estudos mostram um outro entendimento.

O Gabinete de Defesa Planetária da ESA entende que o que atravessou a atmosfera sobre a península ibérica foi um pequeno fragmento de cometa. A Rede de Pesquisa de Bólidos e Meteoritos do Instituto de Ciências Espaciais vai além e classifica a “bola de fogo” como um superbólido.

Essa nomenclatura é válida porque a magnitude do objeto espacial foi de -16±1, ou seja, emitiu mais brilho que a lua cheia. No caso da coloração azulada, o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha justificou que o ocorrido se deve à presença elevada de minérios como olivina e piroxênio, ricos em magnésio e presentes em cometas com maior frequência.

O superbólido que apareceu no céu espanhol e português pode não ser o único a surgir neste ano. Astrônomos do Purple Mountain Observatory, na China, estimaram em março de 2023 que o cometa C/2023 A3 poderá ficar visível no dia 13 de outubro de 2024. A conferir se o astro realmente surgirá no céu noturno da data.

O que você achou da classificação do objeto espacial como um “superbólido”? Interaja conosco!

Latest article